Vélib – um novo caso de amor em Paris

Em 2007, Paris lançou a iniciativa Vélib, um esquema de aluguel de bicicletas que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, que está mudando a cara dos transportes em Paris.

O que é?

O Vélib é uma parceria das iniciativas pública e privada entre a cidade de Paris e a SOMUPI, uma empresa dirigida pelo grupo de propaganda JC Decaux. A empresa oferece um serviço de aluguel de bicicletas que é integrado aos planos de transporte público da cidade, oferecendo alugueis de bicicletas a preços baixos em centenas de locais em toda a cidade, encorajando a popularização do ciclismo.

Como funciona?

Qualquer pessoa com mais de 14 anos de idade pode utilizar o Vélib. As bicicletas estão disponíveis para locação 24 horas por dia, 7 dias por semana, com a possibilidade de assinaturas de um dia (€1), uma semana (€5) ou um ano (€29). Os usuários podem fazer quantas locações quiserem dentro do período de validade de sua assinatura, sendo os primeiros 30 minutos de uso gratuitos. Taxas adicionais são cobradas se o usuário permanecer com a mesma bicicleta por períodos superiores a 30 minutos.

No início do projeto, 10.648 bicicletas foram posicionas em 750 estações distribuídas pela cidade, com cada estação a uma distância não superior a 300 metros uma da outra. No final de 2007, 1451 estações oferecerão 20.600 bicicletas, com maior quantidade de estações ao redor de grandes entroncamentos do sistema de transporte público. Essa iniciativa permite que os cidadãos possam fazer uso das diferes formas de transporte público na cidade. A estimativa é que cada bicicleta seja utilizada por cerca de 10-15 minutos por dia.


Aplicação

Uma comissão municipal composta por partes interessadas importantes, como grupos de usuários, informa a prefeitura sobre as necessidades dos ciclistas. Esse grupo tem tido influência no estabelecimento do Vélib e outras iniciativas.

Um planejamento cuidadoso literalmente pavimentou o caminho para a adoção do Vélib. Até 1997, havia 110 km de ciclovias em Paris. Ao longo da década seguinte, Paris expandiu sistematicamente a rede de ciclovias, criando uma infraestrutura para o trânsito maciço de bicicletas. Em 2006, 43,6 km de novas ciclovias foram construídos, o que significa que Paris passou a oferecer um total de 371 km de ciclovias por dia de Vélib. Mais 20 km serão adicionados em 2007.

Zonas de restrição de velocidade, protegidas por faixas de ônibus e sistemas de contrafluxo, juntamente com a infraestrutura expandida de ciclismo, contribuíram para um crescimento estável da prática do ciclismo em anos recentes. Esquemas inovadores tornaram o ciclismo uma característica mais proeminente da vida da cidade – de 1998-2006, 150.000 alugueis de bicicletas foram realizados em Paris através da convenção “Roue Libre”, um esquema de ciclismo guiado organizado pela Cidade e pelas autoridades locais de transporte.

Desde 2001, o uso de bicicletas em Paris aumentou em 48%. O Vélib visa acelerar esse aumento oferecendo aluguéis de bicicletas acessíveis e de baixo custo para os 2,15 milhões de residentes de Paris e para os 27 milhões de turistas que visitam a cidade a cada ano. A partir de março de 2007, foram iniciadas as construções de estações de Vélib, com a conclusão de cerca de 125 delas por semana até o lançamento da iniciativa, em julho.

A manutenção da rede da Vélib será feita por 20 veículos de manutenção movidos a gás, 130 bicicletas elétricas e um serviço especial de barcaças de transporte com 12 estações no Rio Sena. A recuperação da água das chuvas e uma rede de reciclagem estão entre as outras inovações usadas para garantir que a iniciativa Vélib seja o mais sustentável possível. 99% do material da própria bicicleta é reciclável.

Além do desenvolvimento da infraestrutura para o Vélib, Paris também iniciou uma campanha maciça de conscientização para promover o Vélib e o ciclismo. Pontos de demonstração foram montados próximos às prefeituras de cada distrito e foram realizadas campanhas de seguranças nas ruas.

Há um disque-ajuda ao consumidor que opera 24 horas por dia, além de um Web site detalhado que pode ajudar os cidadãos com a assinatura, planejamento de rotas, etc. Nas estações, são fornecidas informações em oito idiomas diferentes para maximizar o apelo da iniciativa junto aos turistas.


Custos

O Vélib é operado pela SOMUPI, uma empresa cuja maior acionista é a JC Decaux. Por gerenciar a construção e operação do esquema, a SOMUPI gera receitas através da publicidade colocada nas bicicletas e em diferentes estações em toda a cidade.

A empresa investiu €80 milhões em custos de lançamento e pagará os custos de operação, além de €3,4 milhões para a cidade de Paris pelos direitos dos espaços publicitários, o que significa que a cidade gerará €34 milhões nos primeiros 10 anos do projeto sem investir um único centavo. Paris também fica com todas as taxas pagas pelos usuários, projetadas em um total de cerca de €30 milhões por ano. A SOMUPI espera gerar cerca de €60 milhões por ano em lucros provenientes da publicidade do Vélib.


Redução nas emissões de CO2

Na metade de setembro de 2007, 100.000 usuários perfizeram 300.000 km de rotas por dia em bicicletas do Vélib. Presumindo que esses trajetos teriam sido feitos de carro, o Vélib tem o potencial para gerar reduções de 32330 toneladas de CO2 todos os anos.

Próximas etapas

Agora Paris está trabalhando para estender a iniciativa para os subúrbios: a maior parte das cidades próximas a Paris demonstrou interesse em unir-se ao sistema, já que muitos de seus habitantes trabalham ou fazem compras em Paris. Paris e as prefeituras de comunidades vizinhas estão trabalhando em conjunto para expandir rapidamente o Vélib e atender a essa demanda. 300 outras estações serão instaladas fora de Paris em 2008.

Resultados

Nos primeiros três meses da iniciativa Vélib, 1,75 milhões de assinaturas foram vendidas, das quais cerca de 750.000 foram inscrições anuais. Mais de 3,7 milhões de aluguéis foram realizados e mais de 95% das viagens duraram menos de meia hora.