Parques Lineares

O Programa de Parques Lineares, previsto no Plano Diretor da Cidade e em desenvolvimento, é uma importante ação de adaptação às mudanças climáticas

O Programa de Parques Lineares, previsto no Plano Diretor da Cidade e em desenvolvimento, é uma importante ação de adaptação às mudanças climáticas. Conjuga expansão e conservação da permeabilidade, combate às enchentes, saneamento, programa habitacional para transferir população da área de risco para habitações seguras, criação de áreas de lazer, esportes e cultura.

Dentre estes parques em implantação, cabe destacar em especial três grupos cuja função é bastante estratégica. O primeiro deles está localizado na zona sul, na orla da Represa Guarapiranga, ampliando opções de lazer para a população local e evitando novas ocupações na região. A revitalização da chamada "praia da Guarapiranga" inclui a criação de cinco parques, cobrindo toda a área ainda não ocupada no entorno da represa.

O segundo grupo localiza-se na zona norte, na área de amortecimento da Serra da Cantareira. São dez milhões de m² distribuídos por nove parques. Destes, seis estão em estágio de desapropriação. São parques lineares e tradicionais, com a finalidade de criar zonas de amortecimento e proteção do Parque Estadual da Serra da Cantareira que farão com que toda a área localizada ao ‘pé’ da Será na cidade de São Paulo seja preservada.