São Paulo Mais Verde

Do cinza ao verde, São Paulo está transformando a selva de concreto em um ambiente mais amigável. Apenas em 2008, quase 200.000 árvores foram plantadas na cidade

Há vários projetos cujo objetivo é diminuir a “cara cinza” da cidade. O Programa de Plantação de Árvores da Secretaria do Verde e Meio Ambiente cultivou 185.164 árvores em 2008, distribuídas de forma homogênea por toda a cidade.

Além de contribuir para o equilíbrio térmico da região, as árvores absorvem carbono e reduzem o efeito estufa. Estima-se que uma única árvore absorva 180 quilos de carbono dirante seu processo de crescimento. Com base nesses dados, é possível estimar que 18.000 toneladas de carbono foram absorvidas somente pelas árvores plantadas em 2006.

Em virtude da implementação de programas de educação ambiental desenvolvidos simultaneamente ao projeto, espera-se que as comunidades contribuam com a conservação das novas árvores e também evitem o vandalismo, um dos maiores problemas enfrentados pelo projeto. Em algumas áreas, a taxa de árvores plantadas e danificadas pode atingir 50%.

O Projeto 100 Parques para São Paulo é outra iniciativa que contribuirá de forma considerável para o aumente da áreas verdes na cidade. Até 2005, a cidade de São Paulo possuía apenas 32 parques para uma população de 11 milhões de habitantes. Desde que o projeto foi concebido, em 2005, 43 novos parques foram entregues e outros 23 estão em construção. O objetivo é chegar a 100 parques até 2012, quando a cidade terá mais de 50 milhões de metros quadrados de áreas verdes e de lazer.