Processo Eletrônico: novas vídeo aulas disponíveis no SEI

Usuários do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) podem acessar tutoriais dentro do sistema como material de apoio para suas atividades

Está disponível no SEI, em formato acessível para os usuários, tutoriais produzidos pela Anatel e pela Embrapa, com o objetivo de auxiliar os servidores com as operações do sistema. Entre os órgãos que utilizam o SEI estão a Prefeitura de Porto Alegre, Ministério da Justiça, Ministério das Comunicações, além dos já citados.

O SEI foi a solução escolhida de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa coordenada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que integra órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, cujo objetivo é melhorar os processos da administração pública, proporcionando agilidade, transparência, redução de custos e produtividade.

Os tutoriais, disponíveis na seção “Para Saber +” do SEI, podem ser acessados em caso de dúvida sobre algum tipo de operação no sistema.

No sistema, além dos vídeos produzidos pela Anatel e pela Embrapa, podem ser encontrados outros vídeos elaborados pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desenvolvedor do sistema, sobre as funcionalidades básicas do SEI. De forma clara e didática os vídeos possibilitam o aprendizado sobre as ferramentas com a rapidez que o servidor precisa para realizar seu trabalho.

Entre os temas abordados estão a Criação de Processos; Menus do Sistema e do Processo; Controle de Processos; Blocos de Assinatura; Assinatura de Documentos Gerados; Acompanhamento Especial e Edição de Documentos Gerados.

Os vídeos disponibilizados no SEI integram a iniciativa de capacitação dos servidores da Prefeitura de São Paulo, que além desses tutoriais contam com uma capacitação presencial para os interessados. Os servidores que necessitarem conhecer as ferramentas do SEI para realizar suas rotinas de trabalho devem procurar sua respectiva unidade de RH e solicitar inscrição no curso.


A capacitação presencial tem duração de 4 horas e é voltada para os servidores envolvidos diretamente na realização das atividades de movimentação orçamentária; representantes das chefias de gabinete; servidores que organizam despacho dos secretários; assessorias jurídicas; chefes das unidades de treinamento/desenvolvimento; coordenação ou supervisão de administração e finanças; e assessorias de informática.