Secretaria de Direitos Humanos e EMASP promovem curso sobre Lei Maria da Penha

Formação faz parte de campanha pelo fim da violência contra as mulheres

 

A cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil, como mostra o Relógio da Violência, do Instituto Maria da Penha. Só em 2016, 503 mulheres sofreram agressões físicas a cada hora, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha. Os dados alarmantes apontam um problema crônico no Brasil. E, embora, há mais de dez anos exista a Lei Maria da Penha, e desde 2015, a Lei do Feminicídio, muitas mulheres não têm o esclarecimento necessário sobre seus direitos, como o atendimento especializado às vítimas.

Pensando em sensibilizar e alertar para esses números, em 7 e 14 de dezembro, a Coordenação de Políticas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania promoverá, em parceria com a EMASP, o curso Lei Maria da Penha e Enfrentamento à Violência de Gênero, que faz parte da campanha #16DiasDeAtivismoPeloFimDaViolênciaContraAsMulheres. São mais de 135 servidores e membros da sociedade civil, a maioria de mulheres, inscritos para a formação, que acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Gestão. Todas as servidoras e estagiárias da EMASP também foram convocadas a participar.

A cerimônia de abertura oficial da campanha com o Ato Todas Por Todas aconteceu nesta terça-feira (21), na Sala do Observatório do Teatro Municipal e contou com a presença do Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Oliveira, e a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda. Confira a programação completa dos 16 dias de ativismo clicando aqui.