SER SERVIDOR(A) NA GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA

É necessário compreender os processos que resultam no enfraquecimento profissional, para dar-lhes visibilidade e promover sua interrupção. Para isso, a formação é essencial na busca de melhoria nos resultados dos serviços e das políticas públicas oferecidas aos cidadãos, com a promoção da reflexão, do aprimoramento e do engajamento dos servidores em suas áreas de atuação.

OBJETIVOS
Provocar no servidor a reflexão sobre o papel protagonista que desempenha na administração pública contemporânea;
Induzi-lo a compreender as conseqüências da alienação profissional, a apropriar-se de sua atuação profissional e a tornar-se sujeito do seu fazer, a bem do interesse público.

CONTEÚDO
Administração Pública Contemporânea: debates recentes;
Resgate dos Direitos Humanos: fundamento das políticas, serviços e servidores públicos;
Despertando rumo à empatia para com o cidadão;
Ser servidor, ser pró-ativo, ser sistêmico.

PÚBLICO ALVO
Agentes públicos.
Obs.: servidores das carreiras de nível Básico da PMSP não pontuam nesta capacitação.

METODOLOGIA
Exposição dialogada, problematização e sociodrama.

CARGA HORÁRIA:
8 horas

AVALIAÇÃO
Discente: Frequência 100% e conceito mínimo Bom
Docente: Questionário padrão EMASP

INSTRUTORAS
Joana Aparecida Barbosa Morales - RF. 560.159.2
Servidora aposentada, pertencente à carreira de Contador, função que desempenhou por 31 anos, Certificação Internacional pela Sociedade Latino Americana de Coaching – SLAC; Mentoria Estratégica pelo Creative Learning Institute. Graduada em Ciências Contábeis-PUC-São Paulo, Capacitada no Programa de Desenvolvimento dos Dirigentes Públicos - PRODEP-FIA-USP, Gestão da Qualidade e Processos-Fundação Vanzolini, e pelo Programa Inova Gestão pela FUNDAP; Pós Graduada em Gestão Integrada–QMA/SST/RS, pelo SENAC.

Rosane Segantin Keppke - RF 627.194.4
Mestre em Administração Pública/ Políticas Urbanas pela EAESP-FGV, doutora em Arquitetura e Urbanismo/ Planejamento Urbano e Regional pela FAU-USP. Servidora efetiva com larga experiência técnica e gerencial, atualmente é assessora técnica acadêmica da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo – EMASP.


Tânia Cristina da Silva Boreto - RF. 727.731.8
Pós-graduada em Docência do Ensino Superior ; Pós- graduada em Psicopedagogia Institucional; Psicóloga e Pedagoga e Supervisora Escolar da Secretaria Municipal de Educação- Prefeitura do Município de São Paulo.
 

Rosane Jacy Fretes Fava - RF 794.173.13
Bacharel e licenciatura em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz. Especialista em Gestão de Marketing; Certificada como Coach Ontológico Organizacional; Certificada como Ouvidora e Sistemas de Ouvidoria; Certificada em Mediação de Conflitos Socioambientais. Professora dos Cursos de Pós Graduação em Gestão de Planos de Saúde e Gestão de Saúde. Vinte e oito anos de experiência em serviço público e privado, atuando em atendimento e orientação à população nas áreas de defesa do consumidor, ouvidoria pública, administrativa, financeira e pedagógica na Fundação Procon SP, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Prefeitura Municipal de São Paulo e em instituições de ensino públicas e privadas.