AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS GOVERNAMENTAIS: PARCERIAS PÚBLICO – PRIVADAS

Eixo: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

Como a capacidade de investimento de todas as esferas de governo está cada vez mais comprometida, surge à necessidade imediata de se fazer parcerias com a iniciativa privada para atender as demandas da população, em áreas como zeladoria, transportes, lazer etc. Faz-se necessário, portanto, o conhecimento das Parcerias Público-Privadas principalmente no que se refere aos aspectos econômicos, pelos agentes do governo e pelos órgãos de controle externo.

OBJETIVO
Conceituar as práticas relacionadas com os cálculos de valores, notadamente financeiros, em função de sua variação no tempo.

CONTEÚDO
Aula 1 – Matemática Básica: Equações Simples; Frações; Porcentagem; Potenciação; Radiciação; Média Aritmética e Média Geométrica; Exercícios sobre o conteúdo do dia.
Aula 2 – Conceitos Financeiros Básicos: Juro e Taxa de Juros; Inflação, Correção Monetária e Índice de Preços; Conceito Básico da Matemática Financeira; Valor Presente e Valor Futuro; Fator de Capitalização; Fluxo de Caixa e Diagrama de Fluxo de Caixa; Desconto; Exercícios sobre o conteúdo do dia.
Aula 3 – Juros Simples: Conceito; Cálculo dos Juros; Cálculo do Valor Futuro e do Valor Presente; Taxa Acumulada e Taxa Média; Taxas Proporcionais; Exercícios sobre o conteúdo do dia.
Aula 4- Juros Compostos: Conceito; Cálculo do Valor Futuro e do Valor Presente; Fator de Capitalização para Juros Compostos; Taxa Acumulada e Taxa Média; Taxas Equivalentes; Exercícios sobre o conteúdo do dia
Aula 5- Séries de Pagamentos ou Recebimentos Uniformes: Fluxo de Caixa; Fluxo com Termos Vencidos; Fluxo com Termos Antecipados; Exercícios Usando Calculadora HP 12C; Exercícios sobre o conteúdo do dia.
Aula 6 – Planos de Financiamento: Sistema Americano; Sistema de Amortização Constante (SAC); Sistema de Prestação Constante (Price); Exercícios sobre o conteúdo do dia.
Aula 7 – Análise de Investimentos: Método do Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR); Exercícios sobre o conteúdo do dia.
Aula 8 - Análise de Investimentos: Exercícios individuais aplicados aos casos de Parcerias Público-Privadas.
Aula 9 - Análise de Investimentos: Exercício em grupo e estudo de caso em Parceria Público-Privada.
Aula 10- Análise de Investimentos: Exercício em grupo e estudo de caso em Parceria Público-Privada

METODOLOGIA
Aula expositiva dialogada;
Estudo de casos/problemas;
Exercícios individuais e em grupo.

PÚBLICO-ALVO
Servidores públicos municipais.

CARGA HORÁRIA
30 horas.

AVALIAÇÃO
Conceito: BOM
Nota mínima: 5,0
Frequência: 75%