INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM GOVERNO ABERTO

O forte desenvolvimento em tecnologias de ciência de dados e inteligência artificial tem grande potencial de impactar na geração e uso de dados governamentais. É necessário que o conhecimento a respeito dessas tecnologias seja disseminado para fortalecer o empreendedorismo social que leva à criação de aplicativos inteligentes, bem como para o aprimoramento das bases de dados providenciadas pelo governo, tendo em vista o consumo dos dados não apenas por uma parcela da população informada e privilegiada, mas principalmente para o público em geral.

OBJETIVO
Oferecer uma introdução a tópicos de ciência de dados e inteligência artificial, num contexto de governança aberta, transparência e combate à corrupção.

CONTEÚDO
Introdução à ciência de dados;
Lidando com dados no mundo real;
Introdução à inteligência artificial;
Projetos no mundo real.

METODOLOGIA
Atividades em grupo, discussões, estudos de casos reais, e exposição unilateral.

PÚBLICO-ALVO
Servidores públicos e membros da sociedade civil. É necessário conhecimento de no mínimo nível médio de matemática, e que estejam familiarizados com o uso da internet e computadores.

CARGA HORÁRIA
10 horas

AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%
Conceito: Bom.

INSTRUTOR
Marco Aurelio Zanchi

Profissional na área de informática, com 10 anos trabalhando como programador. Membro efetivo da Open Knowledge Brasil, colaborando com projetos de dados abertos. Responsável por treinar equipes de programadores e profissionais de controle de qualidade de software na Inglaterra, Austrália, Singapura e Vietnã.