ASPECTOS PRÁTICOS DA GESTÃO DE CONTRATOS (com ênfase na execução de obras e serviços)

Considerando a necessidade de formação em boas práticas de gestão e fiscalização, visando o atendimento do plano de metas governamental, por meio da contratação de obras e serviços terceirizados, faz-se necessária a capacitação dos(as) servidores(as) envolvidos(as), para maior garantia do cumprimento dos objetos contratuais e tentativa de diminuição da necessidade eventual de aditamentos.

OBJETIVOS
Aprimorar os servidores que atuam como gestores de contratos e/ou fiscais de vista; Apresentar e instigar o debate em grupo de boas práticas de gestão e fiscalização de contratos; Facilitar o processo de implantação de modelos para o acompanhamento da execução contratual; Monitorar o processo de implantação de modelos.

CONTEÚDO
Visão sistêmica das etapas do processo licitatório; Aplicação de modelos nos processos de trabalho; Competências, habilidades desejáveis e atitudes necessárias para a atuação do gestor e/ou fiscal; Metodologia para realização de controle interno.

PÚBLICO ALVO
Preferencialmente, servidores(as) que atuam em áreas operacional e tático-gerencial, direta ou indiretamente envolvidos com a gestão e fiscalização de contratos. Administração Direta, das carreiras de Níveis Superior e Médio.

METODOLOGIA
Exposição dialogada e apresentação de casos práticos

CARGA HORÁRIA
8 horas

AVALIAÇÃO
Discente: Frequência 100%
Docente: Questionário padrão EMASP

INSTRUTOR
Vicente Manoel Simões de Almeida Prado - RF. 560.226.2
Especialista em Gestão de Projetos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, graduado em Engenharia Civil e licenciatura em Matemática. Servidor efetivo com larga experiência técnica e gerencial, atualmente é coordenador e instrutor de cursos da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo – EMASP. Atua também na iniciativa privada como professor universitário.