Brasil fica em 72º em ranking de educação

30/10/2006 - Juventude


O relatório anual da Unesco “Educação para Todos”, divulgado ontem, coloca o Brasil na 72ª posição num índice de desenvolvimento com 125 países que avalia o cumprimento de metas fixadas em 2002 na Conferência Mundial de Educação, realizada no Senegal.

O índice compara escolarização no ensino fundamental, taxa de analfabetismo adulto e igualdade de gênero na educação. O que mais prejudica o desempenho brasileiro são as altas taxas de repetência e evasão no ensino fundamental.

O indicador do estudo varia de 0 a 1, e quanto mais próximo de 1 mais o país está perto de atingir as metas da Unesco. O índice total do Brasil é 0,905, considerado médio, mas deixa o país atrás do Paraguai no relatório.

A repetência no ensino fundamental brasileiro, segundo a avaliação da Unesco, é mais grave na primeira série. Segundo o Inep, órgão do MEC, 29% dos alunos repetiram a primeira série do ensino fundamental em 2003. Quanto maior a repetência, maior a probabilidade de evasão escolar, isto é, a incidência de alunos que não conseguem chegar até o quinto ano.

Para o consultor em educação João Batista Araújo e Oliveira, o péssimo desempenho do Brasil em questões de qualidade da educação não é novidade. “Quando o indicador é de quantidade, o país costuma ir bem. Quando é qualidade, no entanto, o atraso fica evidente”, diz.

O relatório da Unesco, porém, faz menções positivas ao Brasil ao citar programas como o Bolsa Escola e o Bolsa Família que, segundo estudos, tiveram efeito positivo na escolaridade de crianças mais pobres e na diminuição do trabalho infantil.

Fonte: Onda Jovem