Prefeitura inicia obras de requalificação da Rua das Motos

Quatro quadras da rua General Osório passarão por melhorias no âmbito do projeto Ruas Temáticas; também estão previstas obras nas ruas Santa Ifigênia, São Caetano, Paula Sousa e Florêncio de Abreu

Mais uma intervenção urbana se torna realidade no centro da cidade. A Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Urbanismo, inicia nesta terça-feira (6) as obras de requalificação da rua General Osório, no distrito da República. Conhecida como Rua das Motos, trecho entre avenida Rio Branco e rua Barão de Campinas passará por requalificação no âmbito do projeto Ruas Temáticas. O projeto prevê melhorias em regiões reconhecidas por sua relevância econômica, turística e cultural para a cidade.

A SP Urbanismo será a responsável pela execução das obras, com previsão de conclusão em até 120 dias. Ao longo de quatro quadras - entre a avenida Rio Branco e rua Barão de Campinas - serão criados espaços de permanência e instalados novos mobiliários urbanos. O objetivo da ação é melhorar a circulação nas calçadas, com alargamento da via e esquinas, a fim de ampliar a acessibilidade dos pedestres e aumentar a segurança da população, promovendo a caminhabilidade. O uso de paisagismo e de placas fotovoltaicas para melhorar a iluminação local são outras ações adotadas para gerar bem-estar às pessoas que trabalham e frequentam essa importante via comercial na região central.

Cesar Azevedo, presidente da SP Urbanismo, explica que as obras fazem parte de um grande programa de requalificação da Prefeitura. "Nós queremos entregar para a cidade um centro requalificado, dinâmico, democrático e seguro", afirmou. 

O objetivo da Prefeitura com a recuperação da Rua das Motos é resgatar e fortalecer a cultura do comércio local, fortemente impactado com a ampliação das compras por meio eletrônico, além de ampliar o número de turistas e visitantes na região, promovendo o bem-estar dos pedestres. Para a execução das obras, o Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) aprovou no dia 30 de novembro de 2023 o valor de R$ 1,5 milhão. 

Mario Kamei, comerciante da rua General Osório e presidente fundador da Associação da Rua das Motos, se sente privilegiado com as obras de requalificação. “Isso nos traz um sentimento de segurança e prosperidade. Estamos gratos à municipalidade por esta ação, que significa uma injeção de ânimo para todos os lojistas daqui”, ressaltou.

“Queremos resgatar o comércio de rua. Antes, os clientes vinham do interior do Estado e de todas as localidades do país. Essa intervenção é um marco para essa recuperação”, completou Kamei.

  

 

 

 Proposta conceitual da requalificação da Rua das Motos, na rua General Osório (Divulgação: SP Urbanismo)

 

A Prefeitura também vai requalificar outras vias da região central como as ruas Santa Ifigênia (Ruas dos Eletrônicos), São Caetano (Rua das Noivas), Paula Souza (Rua das Cozinhas) e Florêncio de Abreu (Rua das Ferramentas). Para essas vias, a SP Urbanismo está conduzindo os projetos básicos e o material licitatório para contratação dos projetos executivos e em seguida dará prosseguimento ao início das obras. Atualmente, todos estão em fase de levantamento preliminar e topográfico.

 

Apresentação do Projeto

O projeto Ruas Temáticas está inserido no amplo plano municipal de recuperação da região central de São Paulo. Por isso, por intermédio do Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro, a Prefeitura realizou no dia 29 de novembro de 2023 o evento "Diálogo #TodosPeloCentro - Projeto Ruas Temáticas: Rua das Motos".

Em colaboração com a Associação Rua das Motos, o projeto de requalificação da Rua General Osório foi apresentado e debatido entre a Prefeitura, os comerciantes e prestadores de serviços locais. Essa interação fortaleceu o diálogo e ampliou a cooperação entre poder público e sociedade civil.

O desenvolvimento do projeto envolveu a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a SP Urbanismo. Na primeira etapa da proposta, a SP Urbanismo foi contratada pela SMUL para elaborar o projeto básico e o material licitatório, entregues no segundo semestre de 2023. A partir de agora, a execução da obra, é responsabilidade da empresa municipal.

 

Por que Rua das Motos?

A história da Rua General Osório - homenagem ao Marechal Manuel Luís Osório, marquês do Herval - revela-se como um capítulo vibrante na narrativa do motociclismo brasileiro. Popularmente chamada de “Rua das Motos”, a via desperta desde os anos 1940 interesse em âmbito nacional. Até hoje a Rua General Osório é considerada uma referência na cidade para a compra de artigos e equipamentos para motos. Ela oferece uma variedade de peças novas e usadas, além de oficinas especializadas em conserto e restauração. O local é destino de turismo de compras na cidade e atrai visitantes de diversas regiões do Brasil.

 

Sobre o Projeto Ruas Temáticas

O Projeto Ruas Temáticas é uma iniciativa em desenvolvimento pela São Paulo Urbanismo que se destina à requalificação de vias públicas reconhecidas por sua relevância econômica ou turística para a cidade. O objetivo é potencializar as vocações já estabelecidas e, com isso, estimular a economia local, promover o turismo e oferecer espaços públicos mais dinâmicos e seguros.

Conheça um pouco das ruas que fazem parte do projeto Ruas Temáticas:

 

Rua dos Eletrônicos

A rua Santa Ifigênia é conhecida por oferecer uma grande variedade de lojas de produtos eletrônicos, itens de informática, videogames e celulares. A sua história data de 1810, quando a via foi aberta pelo advogado e Marechal José Arouche de Toledo Rendom. Logo ela se tornou ponto de encontro da elite paulistana e passou a ser frequentada por pessoas famosas. A sua vocação comercial ganhou força já naquele período com a presença de lojas de tecidos e chapéus femininos. O comércio popular se instalou na Santa Ifigênia em 1930 e o de eletrônicos ganhou espaço nos anos 1940.

 

Rua das Noivas

Quando o assunto é casamento, automaticamente vem à mente a Rua São Caetano, na região da Luz, centro de São Paulo. Maior referência do país em lojas que oferecem de vestidos de noivas, madrinhas e pajens a decorações para festas, buffets e empresas de fotos e vídeos. A via tem grande circulação de pessoas e potencial vocação econômica local.

 

Rua das Cozinhas

A rua Paula Souza, também no bairro da Luz, concentra uma variedade de lojas dedicadas a atender donos de bares, restaurantes e comércios de alimentos, mas também consumidores de produtos para o dia a dia culinário.

 

Rua das Ferramentas

Na rua Florêncio de Abreu é possível encontrar qualquer tipo de ferragem, ferramentas e equipamentos de proteção individual para a realização de obras. A via ganhou esse nome em 1881, em homenagem ao então presidente da Província de São Paulo, Florêncio de Abreu, responsável por conseguir recursos para o calçamento da rua. Conhecida como Rua das Ferramentas, o endereço é um dos mais antigos da cidade, e sua vocação comercial data do fim do século 19 e início do século 20.

 

Texto: ASCOM