Sobre o Programa Jovem Monitor Cultural

Desde 2013, o Centro Cultural da Juventude responde pela gestão compartilhada do Programa, coordenando sua expansão para outros equipamentos da Secretaria Municipal da Cultura

 

Com foco na formação, capacitação e experimentação profissional em gestão cultural para as juventudes, o PROGRAMA JOVEM MONITOR CULTURAL é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Prefeitura de São Paulo. Em 2022, a Associação Educacional MARIA DO CARMO tornou-se a instituição parceira responsável por gerir o PJMC.

Voltado para o desenvolvimento artístico e atendimento ao público, o Jovem Monitor/a Cultural foi iniciado em 2008, na cidade São Paulo, focado na formação de jovens de 18 a 29 anos para atuação em equipamentos/departamentos culturais. No ano seguinte, foi instituída a Lei 14.968/09, posteriormente regulamentada pelo Decreto 51.121/09, que criou regras e procedimentos do programa. Desde então, o programa ganhou proporções e alcance cada vez maiores, tornando-se a maior política pública de formação cultural da juventude da América Latina.

Em 2013, passou a ser executado por meio de convênio e se expandiu para outros espaços culturais da SMC – Secretaria Municipal da Cultura, como teatros, bibliotecas, casas de cultura, museus, centros culturais, entre outros. Jovens de todas as regiões de São Paulo, do centro às periferias, passaram a atuar em equipamentos da Prefeitura.

O programa inova ao promover uma formação combinada em que o/as jovens ampliam seu repertório e experimentam, na prática, os diversos aspectos da gestão cultural. A formação também conta com uma perspectiva teórica sobre questões que envolvem a diversidade e o cotidiano das juventudes e das manifestações culturais, o direito à cidade, questões étnico-raciais e de gênero, entre outros temas. O exercício do protagonismo dos/as jovens na transformação social e política é uma premissa do PJMC.

Por isso, também são garantidos espaços de participação e diálogo ao longo do programa. A construção da política pública se dá de forma coletiva, transparente e mais próxima da realidade dos/as jovens. A bagagem cultural é transmitida aos jovens por meio das Formações Culturais Teóricas, que acontecem uma vez por semana, em formato presencial e remoto. (online). Os encontros são mediados por Músicos, Compositores, Poetas, Arte-Educadores, Artistas, Produtores Culturais, Performers e outros profissionais da área.

Atualmente, o programa conta com 330 jovens atuando em 126 equipamentos culturais – espalhados por diferentes regiões da Cidade de São Paulo.

 

Links úteis:
https://jovemmonitorcultural.prefeitura.sp.gov.br/
redes sociais: https://www.instagram.com/pjmc.sp/

 

Para mais informações, consulte o site do Programa Jovem Monitor/a Cultural.

1) Termo de colaboração

2) Plano de Trabalho

3) Termo de aditamento

4) Plano de trabalho 2018

5) Termo de aditamento 2

6) Termo de aditamento 3