Barra de Impressão

Biblioteca Ricardo Ramos


Secretarias / Cultura / bibliotecas / bibliotecas_bairro / bibliotecas_m_z / ricardoramos


BAIRRO DE VILA PRUDENTE

bairro
Vila Prudente nasce no século XVI, com a doação de terras abandonadas a João Ramalho, para que este povoasse o local.

No século XIX, em 1829, o negociante João Pedroso adquiriu parte das terras para formação de sítios, criação de gado e cultivo de árvores frutíferas. Seus filhos continuaram com a tradição da pecuária nas terras herdadas.

A fundação de Vila Prudente acontece em 4 de outubro de 1890 quando os irmãos Falchi compram as terras de Martinha Maria, visando a construção de uma fábrica e loteamentos para moradia de operários.

O então Presidente do Brasil, Prudente de Moraes prestou apoio direto à iniciativa dos Falchi, sendo homenageado com o batizado do nome da “Vila Prudente de Moraes”.

Com a implantação de indústrias de papelão, cerâmica, louças e tecelagem, o sistema de transporte evoluiu, através dos ônibus e bondes, assim como os recursos de lazer.Em 1923 Vila Prudente ganha autonomia política, pois até então era subordinada ao Ipiranga, oficializando na mesma época e Rua Capitão Pacheco e Chaves.

Paralelamente ao desenvolvimento dos bairros, vem também os problemas característicos das grandes metrópoles, surgindo então em 1940 a Favela de Vila Prudente, formada basicamente por migrantes e trabalhadores da construção civil.

Com a inauguração da AR/VP, em 1973, facilita o acesso dos moradores locais ao Poder Público Municipal.

Vila Prudente foi fundada em 04 de outubro de 1890. Em 1938, passou a ser um distrito.

logo SMB

Ricardo Ramos