BIBLIOTECA VIRTUAL DE CULTURA POPULAR - POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS

Este espaço complementa o trabalho de cultura popular desenvolvido na biblioteca, apresentando links selecionados para sites com informações sobre índios no Brasil.

Página e links atualizados em junho de 2020

A ETNIA GUARANI

Os índios Guarani Mbya, de perto

No calendário brasileiro já se consagrou a comemoração do Dia do Índio em 19 de abril, data que tem repercussão principalmente em escolas de educação infantil e fundamental e que motiva comemorações e festividades por todo o Brasil. No mês do índio, a programação da Biblioteca Belmonte teve como foco a cultura indígena, com o objetivo de auxiliar na superação das visões distorcidas e generalizadas sobre o índio brasileiro, que não levam em consideração que há comunidades vivendo nas mais variadas condições de vida, desde aquelas que estão em reservas demarcadas e isoladas, no ambiente das florestas, até as que estão nas favelas, nas grandes cidades. Para tanto, optou-se pelo contato direto com indígenas que moram na própria cidade de São Paulo, em convívio com a população da periferia, e que lutam duramente pela sobrevivência e pela preservação das suas identidades e cultura. Tivemos, assim, atividades com a presença de membros da comunidade Guarani Mbya Tekoa Pyau, localizada nas proximidades do Pico do Jaraguá, na zona oeste.


INSTITUIÇÕES, ONGS E AGÊNCIAS GOVERNAMENTAIS


Núcleo de Estudos e Pesquisas Indigenistas – GEPI
Inclui página bastante completa e atual sobre a etnia Guarani. Coleção de fotos, depoimentos, mapas, história do povo e ainda “escolarização indígena”, apresentando interpretação da iconografia tradicional feita por membros da comunidade guarani.

Associação Brasileira de Antropologia

A Associação, fundada em 1955, é a mais antiga das associações científicas existentes no país na área das ciências sociais, trabalhando na condução de questões relacionadas às políticas públicas referentes à educação, à ação social e à defesa dos direitos humanos. Documentos, parcerias, projetos, links e noticias.

Povos Indígenas no Brasil – Instituto Socioambiental
Amplas referências sobre os diversos grupos indígenas no Brasil. Na entrada Fontes há uma boa bibliografia sobre os guarani. Em Enciclopédia bastante informações sobre os Guarani.

Fundação Nacional do Índio - FUNAI
Site governamental com informes legais, projetos, notícias e links diversos. Provê acessibilidade a todos os usuários.

Museu do Índio
Página especial do Jornal do Museu ao Vivo, dedicada aos guarani de Bracui, Estado do Rio. Contém boas informações gerais sobre os guarani. A opção Base de dados é completíssima sobre povos indígenas em geral.

Os Guarani, índios do sul: religião, resistência e adaptação
Estudo elaborado pelo prof. Carlos Rodrigues Brandão para apresentação Programa de Investigação: Palavra e obra no Novo Mundo: imagens e ações interétnicas. Trujillo, Espanha, dezembro de 1988.

Conflitos e alianças entre índios guarani, jesuítas, bandeirantes e encomendeiros no Itatim
Estudo de Neimar Machado de Sousa sobre a região de missões jesuíticas no Itatim e os conflitos com colonos espanhóis e portugueses.

Revista Tellus
A revista é voltada para a publicação de resultados de pesquisa e documentação sobre as populações indígenas, especialmente sul-americanas, e é vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
Todo o conteúdo publicado pela Tellus é acessível gratuitamente e pode ser lido, baixado, copiado, distribuído e pesquisado desde que sejam respeitados os direitos autorais.

ASSOCIAÇÕES INDÍGENAS

Centro de Trabalho Indigenista – CTI
Associação sem fins lucrativos, fundada em março de 1979 por antropólogos e indigenistas. É constituído por profissionais com formação e experiência qualificadas nas mais variados campos e comprometidos com o futuro dos povos indígenas. Tem como marca de sua identidade a atuação direta em Terras Indígenas por meio de projetos elaborados a partir de demandas locais, visando contribuir para que os povos indígenas assumam o controle efetivo de seus territórios, esclarecendo-lhes sobre o papel do Estado na proteção e garantia de seus direitos constitucionais.Possui uma Biblioteca Digital

Lista de organizações indígenas
As associações e organizações indígenas surgiram, em várias regiões do Brasil, na década de 1980. Mas foi após a promulgação da nova Constituição Federal, em 1988, que elas se multiplicaram, devido a possibilidade dessas associações se constituírem como pessoas jurídicas. O site possui uma compilação das organizações indígenas em todo país, onde a pesquisa pode ser feita por estado.


EDUCAÇÃO INDÍGENA GUARANI


“ Educação Indígena”: As Vozes Guarani sobre a Escola na Aldeia VieiraI, Ismenia de Fátima –UFSC
GT: Movimentos Sociais e Educação / n.03
O trabalho é parte da dissertação de mestrado, em desenvolvimento. Trata-se de um estudo de caso na Aldeia Indígena Yynn Moronti Wherá em Biguaçu/SC, que investiga as vozes Guarani sobre a escola na aldeia. 

Educação escolar indígena: um modo próprio de recriar a escola nas aldeias Guarani
Maria Aparecida Bergamaschi. Doutora em Educação e professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A reflexão proposta no texto aborda os processos de escolarização, evidenciando as formas de apropriação que ocorrem na escola das aldeias Guarani, no Rio Grande do Sul, por meio de práticas escolares que buscam constituir um modo próprio de ensinar, em diálogo com os princípios que compõem a educação tradicional e a cosmologia desse povo.

ENTREVISTA, VIDEOS, DOCUMENTÁRIOS, MATERIAL FOTOGRÁFICO e BIBLIOTECA


ENTREVISTA com o índio guarani Mbyá Milton Moreira Wherá

Aldeia do Krukutu e Olivio Jekupe (Parelheiros, SP)
Vídeo mostra a Aldeia do Krukutu em Parelheiros (SP) e o trabalho de Olívio Jekupe, autor de livros que trazem histórias da cultura indígena guarani. - Índio revela costumes do povo Krukutu.

Aldeia Guarani Tekoa Pyau (Jaraguá, SP)
Vídeo mostra fotos da vida diária da Aldeia Guarani Tekoa Pyau – Aldeia do Jaraguá em São Paulo.

Aldeia Guarani Tekoa Pyau e Cacique José Fernandes (Jaraguá, SP)
Aldeia Guarani Tekoa Pyau (Aldeia do Jaraguá em São Paulo) e o pajé e cacique Xeramoi (José Fernandes).
 
Documentário TEKOÁ PYAU - O Guarani Urbano
Documentário realizado na aldeia Tekoa Pyau, localizada na região do Jaraguá, Zona Oeste de São Paulo. O objetivo desse projeto é documentar a antítese da cultura indígena com a Metrópole de São Paulo, mostrando a dificuldade de adaptação e o convívio desses índios com sociedade urbana, visando o que precisou ser aprendido e habituado.
 
Biblioteca Digital Curt Nimuendajú
A Biblioteca é um repositório de recursos sobre línguas e culturas indígenas sul-americanas, incluindo livros raros, artigos, dissertações e teses, com o objetivo de torná-los mais acessíveis a pesquisadores e outros interessados.

LÍNGUA GUARANI

Guarani nanduti rogue
Página da Universidade de Mainz (Alemanha) com ênfase na língua guarani; tem versão em português. Grande quantidade de informações sobre a língua, além de um dicionário on-line tupi-português.