Inscrições para Conselhos Gestores dos Parques Municipais estão abertas

Usuários, entidades civis e trabalhadores dos parques podem se inscrever. O prazo de inscrição foi estendido até o dia 29 de abril

A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba informa que em maio de 2008 a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente promove eleições para formação e renovação de Conselhos Gestores de 38 parques municipais. Os interessados em concorrer devem se inscrever até o dia 29 de abril nos parques municipais de seu interesse.

Os Conselhos Gestores dos parques municipais da cidade de São Paulo foram criados com a finalidade de garantir maior participação no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nesses espaços. São compostos por seis conselheiros titulares e seis suplentes representantes dos usuários; três titulares e respectivos suplentes representantes de movimentos, instituições ou entidades; sete titulares e suplentes indicados pelo Poder Executivo; e dois representantes dos trabalhadores e servidores de cada parque.

Os representantes dos usuários serão eleitos individualmente pelo voto direto e secreto. Os representantes da sociedade civil organizada serão eleitos através de um colegiado formado por um representante de cada um dos movimentos, instituições e entidades interessadas, em plenária marcada especificamente para este fim.

Poderão se inscrever como representantes dos usuários pessoas maiores de 18 anos e residentes nas áreas de abrangência dos parques, exceto no caso dos Parques Ibirapuera, Independência, Tenente Siqueira Campos e Luz, que são freqüentados por um público oriundo de todas as regiões da capital paulistana. Nesses casos, poderão se candidatar pessoas que não moram nas proximidades. As inscrições deverão ser feitas na Administração dos Parques mediante apresentação de original e cópia dos seguintes documentos: RG, comprovante de residência, carta de intenções do candidato.

No caso da sociedade civil organizada, poderão se candidatar movimentos, instituições e entidades que comparecerem à Administração dos parques com a indicação de seu representante, apresentando original e cópia dos seguintes documentos: estatuto social da entidade, última ata de eleição da diretoria, CNPJ da entidade, comprovante da sede e carta de indicação do representante.

Conheça as funções do Conselho Gestor

Quem for eleito conselheiro dos parques municipais participará da elaboração dos regulamentos de uso dos parques; irá propor medidas visando à organização e manutenção, melhoria do sistema de atendimento aos usuários consolidando seu papel como centro de lazer e unidade de conservação e educação ambiental. Será responsável por planejar as atividades desenvolvidas nos parques, além de analisar e opinar sobre os pedidos de autorização de uso dos espaços.

O conselheiro do Parque será o articulador entre o poder público e a comunidade fornecendo informações e colaborando para a formação de opiniões das comunidades locais sobre as políticas públicas e sobre as leis ambientais, elaborando a Agenda 21 das comunidades locais. 

 Informações sobre o regimento eleitoral e relação dos parques municipais e seus administradores poderão ser obtidos através do e-mail  conselhosgestoresparques@prefeitura.sp.gov.br .

 

Lista de Parques e Subprefeitura para eleição de Conselhos Gestores

1 Aclimação, Sé

2 Alfredo Volpi, Butantã

3 Anhanguera, Perus

4 Buenos Aires, Sé

5 Burle Marx,  Campo Limpo

6 Carmo, Itaquera

7 Cemucam, Cotia e Butantã

8 Chácara das Flores, Guaianases

9 Chico Mendes, São Miguel Paulista

10 Cidade de Toronto, Pirituba/Jaraguá

11 Colina de São Francisco, Butantã

12 Do Cordeiro, Santo Amaro

13 Ecológico Profª Lídia Natalizio Diogo, Vila Prudente

14 Ermelino Matarazzo, Ermelino Matarazzo

15 Eucaliptos, Campo Limpo

16 Guarapiranga, Campo Limpo

17 Ibirapuera, Municipal

18 Independência, Municipal

19 Jacintho Alberto, Pirituba / Jaraguá

20 Jardim Felicidade, Pirituba/Jaraguá

21 Lina e Paulo Raia Jabaquara

22 Lions Clube Tucuruvi, Santana/Tucuruvi

23 Luiz Carlos Prestes, Butantã

24 Luz, Municipal

25 Nabuco, Cidade Ademar e Jabaquara

26 Piqueri, Mooca

27 Previdência, Butantã

28 Raposo Tavares, Butantã

29 Raul Seixas, Itaquera

30 Rodrigo de Gasperi, Pirituba/Jaraguá

31 Santa Amélia, Itaim Paulista

32 Santo Dias, Campo Limpo

33 São Domingos, Pirituba/Jaraguá

34 Severo Gomes, Santo Amaro

35 Tenente Siqueira Campos(Trianon), Municipal

36 Vila Guilherme, Vila Maria/Vila Guilherme

37 Vila dos Remédios, Lapa

38 Vila do Rodeio, Cidade Tiradentes