Sapopemba recebe plantio de 1200 árvores a partir desta sexta-feira

A partir desta sexta-feira (27), o distrito de Sapopemba começa a ganhar mais verde, com o projeto Vila Prudente Sempre Verde – um programa que envolve uma série de ações para melhorias ambientais na região da Subprefeitura Vila

rudente/Sapopemba. Este trabalho será dividido em etapas: a que começa agora  contempla o plantio de 1200 mudas de espécies variadas. As próximas fases totalizarão quatro mil árvores. O programa é resultado de uma avaliação da equipe de áreas verdes da subprefeitura e a Secretaria do Verde, que constataram a necessidade de melhorar os índices de cobertura vegetal da região.

As covas para o plantio estão sendo abertas desde sábado (21). A previsão é que a primeira etapa seja encerrada já na próxima semana – uma nova etapa está prevista para meados de abril.

Todas as mudas são de espécies de porte médio, que podem alcançar até 2,5 metros de altura. Além de exemplares de ipê-amarelo, sibipuruna, cedro, ingá, quaresmeira, pau-ferro, imbiruçu, caroba e eritrina, também serão plantadas árvores frutíferas, como araçá e pitangueira.

As áreas que receberão as mudas foram mapeadas pela equipe de áreas verdes da Subprefeitura Vila Prudente, com o apoio do Núcleo Leste de gestão descentralizada da Secretaria Municipal do Verde. As primeiras vias a receber as árvores são as ruas Padre Baltazar Duarte, Leandro de Sevilha, Antônio Augusto Cortesão, que ficam próximas à Av. Arquiteto Vilanova Artigas, e as ruas Batista Fergusio, Antônio França e Silva, no Jardim Elba, próximo ao piscinão Oratório, além da Praça Prof. Hilário Franco.

Sobre o Vila Prudente Sempre Verde

Além do plantio de árvores em Sapopemba, a Subprefeitura se prepara para formar o Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Cultura de Paz – CADES, que já existe em 19 subprefeituras. Sua função é envolver a população para discutir ações, receber propostas e denúncias em relação à preservação, recuperação, defesa, conservação e melhoria do meio ambiente. Em abril, um posto de entrega voluntária de óleo de cozinha será instalado na subprefeitura para a reciclagem do material.