Córrego Jundiapeba, em Vila Zelina, recebe ação de limpeza contra o mosquito da Dengue

Preocupada com a saúde dos moradores da região e atendendo a um pedido dos moradores, a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba iniciou terça-feira (31/03), e encerrou nesta manhã (01/04), a dedetização ao longo da faixa não canalizada do Córrego Jundiapepa, que fica localizado entre a Av. Zelina e a Rua Ibitirama. A finalidade é exterminar o culex, como é conhecido o pernilongo, e manter o controle de proliferação de roedores.

A ação continua quinta-feira agora, pela manhã, quando será feito o processo de desratização, a pedido dos próprios moradores, que reclamaram da presença de ratos no local.

“O sono é importante para o ser humano, por ser um momento necessário de repouso que não pode ser atrapalhado pela presença de mosquitos ou pernilongos, por isso nossa preocupação em prontamente atender essa demanda da população”, comentou o gerente da Supervisão de Vigilância Ambiental – SUVIS.

Para completar a ação, os agentes de Zoonoses fizeram a desratização dos bueiros ao redor do córrego nas Ruas Ibitirama, Vila Prudente, Laranjais, Midiapepa, Av. Zelina e Coabinha. O veneno é um cubo de parafina concentrado com o principio tóxico, e que permite eliminar os ratos num prazo de 4 a 8 dias, uma vez que se o efeito for instantâneo, segundo os técnicos, os ratos contaminados ficam no local em que o veneno está, espantando os demais momentaneamente, que depois retornam ao local, eliminando o efeito da ação.

A próxima campanha de SUVIS será realizada na comunidade do Pró-Morar I e II, no Sapopemba, que já recebeu, no começo de março passado, uma operação especial de Cata-Bagulho e a visita dos agentes de Saúde dentro do Programa Casa a Casa, ação diária prioritária e preventiva contra o mosquito da Dengue. Naquele período, 230 imóveis foram visitados, sendo que 46 estavam fechados, 183 foram trabalhados, e um recusou a visita dos agentes.