Plenária em Vila Prudente apresenta o programa de metas da cidade de São Paulo

Em conjunto com mais 27 subprefeituras, a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba apresentou, para um público estimado em cem pessoas o programa de metas de toda a cidade de São Paulo, dentro da chamada Agenda 2012, coordenada pela Secretaria de Planejamento, e que espelha o programa de governo do prefeito Gilberto Kassab, amplamente debatido com a sociedade durante a campanha eleitoral e apoiado por mais de 60% dos eleitores. O programa contém mais de 200 metas como a construção de três novos hospitais, creches para todas as crianças cadastradas e 800 mil novas árvores na cidade, além de corredores de ônibus, recapeamento, e novas Amas.
Na abertura, foi ressaltada a importância histórica de se realizar esse tipo de exposição com a participação da população, que assim pode acompanhar mais de perto as ações e o andamento das obras na cidade e em seu bairro, como lembrou o subprefeito Wilson Pedroso. "O cidadão vai poder fazer o monitoramento online de tudo que está sendo realizado na cidade e no âmbito de sua subprefeitura. Essa é a aproximação que o prefeito Kassab pediu para termos com a comunidade. E isso já está acontecendo, seja em reuniões, encontros, atendendo às diversas solicitações que, dentro da medida do possível, vão sendo encaminhadas e boa parte, solucionadas", disse.
Após a apresentação dos slides referentes ao plano de metas, dividido em seis eixos estruturadores de atuação, foi aberta a palavra aos inscritos. Morador do Jardim Elba, Pedro participa de várias reuniões que a Subprefeitura promove para debater diversos assuntos, e pediu que o teatro que está previsto para a região, venha, se possível, para o Sapopemba. O subprefeito respondeu que está aguardando um agendamento de visita do secretário de Cultura, Carlos Augusto Calil, que na ocasião abrirá uma discussão com a sociedade para definir o melhor local e que espécie de teatro virá. Pedro questionou também sobre o Programa do Governo Federal "Minha Casa, Minha Vida", e perguntou por quê a Prefeitura não havia aderido ao Programa, ao que o subprefeito respondeu: "tanto estamos que todos que vêm aqui procurar informações, são devidamente orientados, e podem se dirigir a qualquer telecentro, além de preencherem o cadastro no site da Cohab, que é da Prefeitura", disse.

As intervenções verbais feita pelos presentes que quiseram se manifestar, bem como as sugestões apresentadas já foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Planejamento - Sempla, que está fazendo todo o mapeamento resultante das plenárias para posterior análise e inclusão dentro do plano de ações da Agenda 2012 da cidade.

Na área da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba algumas ações já estão em andamento, dentro do previsto na Agenda 2012, entre elas a implantação do Parque Linear na Faixa da Adutora, em parceria com a Sabesp, plantio de árvores, com 1.200 árvores já plantadas no Jardim Elba e previsão de mais 3.000 mudas a serem plantadas em locais previamente definidos, em maio e nos meses seguintes, certificação da Praça de Atendimento e de toda a Subprefeitura, com a obtenção, ano passado, do ISO 9001. Também se encontra em andamento a formação do Conselho Regional de Meio Ambiente e Cultura de Paz, baseado na Agenda 21.

Outros pontos que estão previstos no plano de metas para Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba: novas equipes do Programa Saúde da Família, urbanização de favelas e loteamentos em áreas de mananciais, Conselho de Direitos Humanos, limpeza de córregos e piscinões com monitoramento eletrônico, ciclofaixas, corredor do Expresso Tiradentes, Metrô, sinalização horizontal e vertical, teatro, mais ecopontos, programa de iniciação artística no CEU Sapopemba, Bosque de Leitura, reforma dos equipamentos esportivos, entre outros.



Sobre a Agenda 2012

O Programa de Metas de São Paulo, encaminhado pela Prefeitura de São Paulo à Câmara Municipal em 31 de março de 2009, detalha as ações prioritárias, objetivos e as metas que permitirão o monitoramento cidadão das políticas públicas municipais.

A Agenda 2012 está sendo amplamente divulgada à população em audiências públicas realizadas nas subprefeituras e distritos da cidade durante o mês de abril. Depois, virão audiências específicas de cada distrito, em datas a serem definidas logo mais.

Importante lembrar que a implementação da agenda poderá ser acompanhada pelos cidadãos no site www.prefeitura.sp.gov.br/agenda2012, onde haverá também espaço permanente de diálogo e debate entre técnicos da administração municipal, lideranças da sociedade civil, representantes de associações de bairro e sindicatos, empresários, institutos de pesquisas, entre outros, para o monitoramento e avaliação das ações propostas.