Jardim Guairacá ganha jardim de chuva

 

A Subprefeitura da Vila Prudente implanta mais um jardim de chuva na região. O local escolhido foi a Praça Sonia Aparecida de Lima, no cruzamento entre as Ruas Lisa Ansorge e Antonio Marques Julião, onde existe um avanço no passeio, implantado pela CET após reivindicação dos moradores, para inibir o excesso de velocidade e melhorar a segurança dos usuários da via.

Os jardins de chuva, porém, têm uma função maior que enfeitar o ambiente. Eles atuam na permeabilização do solo, facilitando a absorção das águas das chuvas, reduzindo a velocidade de escoamento nas ruas e calçadas e minimizando o efeito das enchentes e alagamentos.


Ações sustentáveis

Na terra utilizada nos jardins de chuva é acrescentado, ainda, o composto orgânico criado através de resíduos orgânicos de feiras livres.

Além da melhoria do solo, há uma contribuição para o meio ambiente e economia, com a redução do despejo nos aterros e os custos provenientes dessa operação.

De acordo com a Subprefeita Elisete Mesquita, intervenções que transformam a paisagem urbana de maneira planejada e eficaz são fundamentais. “A implantação dos jardins de chuva em nossa região é mais uma ação efetiva da Prefeitura na preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população”, declara a Subprefeita.


Jardins de Chuva na região

A Subprefeitura Vila Prudente executa outro jardim de chuva no Jardim Avelino, na Rua Pinheiro Guimarães. Já está em elaboração o projeto paisagístico para o plantio.

A próxima ação já tem área definida: a Rua Antenas, na Vila Califórnia, é a próxima área a ser beneficiada.