Portal GeoSampa bate recorde e registra 2,2 milhões de acessos em 2020

Somente no ano passado, 40 novas camadas foram adicionadas ao mapa digital, entre elas, a inédita cartografia 3D de toda a cidade e um pioneiro cadastro de agricultores do extremo sul do município

O Portal GeoSampa, mapa digital coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), registrou 2,2 milhões de acessos em 2020, recorde anual absoluto desde a sua criação em 2015. O resultado pode ser explicado graças à manutenção frequente do site e a adição de novas camadas, o consolidando como referência em transparência e em dados geoespaciais na cidade.

Os acessos contabilizados no ano passado significaram um aumento de 23% em relação a 2019, que registrou 1,7 milhão de visitas. Aliás, o crescimento ao passar dos anos é recorrente para a plataforma. Em 2018, foram 1,4 milhão de acessos; em 2017, 1,1 milhão de visitas; em 2016, 680 mil acessos; e, finalmente, em 2015, 140 mil visitas.

Em 2020, os usuários do GeoSampa, formados em sua maioria por pesquisadores, jornalistas, servidores públicos, urbanistas, estudantes e interessados em geral, se apropriaram mais de algumas camadas e funções em relações às outras, com destaque para a ferramenta de medição de área, pesquisa de endereço, pesquisa de contribuinte de IPTU e as camadas “lote” e zoneamento”.

O Geosampa é um portal que segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico, reunindo diversos dados georreferenciados sobre a cidade de São Paulo, tais como população, transporte, meio ambiente, legislação urbana e equipamentos públicos.

O mapa digital conta atualmente com 240 camadas, sendo que 40 foram adicionadas somente no ano passado. Confira abaixo as principais delas:

Planos Regionais
Em fevereiro a Prefeitura publicou a camada “Planos Regionais” a fim de dispor no mapa digital cada área de atuação definida por esse instrumento de planejamento urbano. Os Planos Regionais buscam detalhar as diretrizes do Plano Diretor no âmbito de cada subprefeitura, indicando as áreas com maior demanda por equipamentos sociais, áreas verdes e parques e, assim, propor uma série de intervenções em espaços públicos.

Deliberações CTLU
Em março foram disponibilizadas as decisões sobre o zoneamento da cidade no Portal GeoSampa. As deliberações são feitas pela Câmara Técnica de Legislação Urbanística (CTLU) - um dos conselhos municipais da Secretaria - que tem a função de analisar o que pode ou não pode ser construído no município.

Cartografia 3D
De forma inédita, a Prefeitura disponibilizou em abril a cartografia 3D de toda a cidade no GeoSampa. Desse modo, o cidadão pode visualizar edificações, árvores, obras de arte, entre outros objetos de forma tridimensional no mapa digital. A camada auxilia a execução de políticas públicas e o desenvolvimento de estudos.

Abrangência UBS
A camada inserida em maio mostra a localização das unidades básicas de saúde do município. Outra novidade publicada foi a “Saúde da Família”, que mostra a área de cobertura das equipes de saúde da Cidade desta estratégia, que busca prestar atendimento integral na esfera da saúde aos residentes de uma determinada UBS por meio de consultas, visitas domiciliares, grupos educativos, terapêuticos, e de práticas corporais.

Ligue os Pontos
Em julho a Prefeitura de São Paulo publicou dados inéditos sobre produtores rurais no mapa digital da cidade. Oriundas de dois cadastros realizados pelo Município - por meio do Projeto Ligue os Pontos - as bases de dados mostram as principais características da produção de agricultores do extremo sul da cidade, como tamanho da propriedade, principais culturas e faixas de renda do trabalhador. O objetivo é orientar políticas públicas à região.

Atendimento 156
Entre setembro e novembro foram adicionados 19 serviços do Portal 156, entre Tapa-Buraco, capinação, instalação de lixeira, limpeza de bueiros, entre outros. O mapa mostra o status e os detalhes de cada solicitação feita pelo cidadão. Acesse o Portal 156: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos

Áreas contaminadas e reabilitadas
Publicada em dezembro, a camada mostra as áreas contaminadas e reabilitadas da cidade, públicos e privadas, cujos procedimentos de avaliação e eventual descontaminação sejam gerenciados pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.