Prefeitura promove curso de libras para a Guarda Civil Metropolitana

O curso tem carga horária de 80 horas

 A Prefeitura, por meio da Guarda Civil Metropolitana e da Academia de Formação de Segurança Urbana (AFSU), realiza cursos de formação em Libras – Língua Brasileira de Sinais, como forma de comunicação com pessoas portadoras de deficiência auditiva e surdas, através da junção dos movimentos das mãos e das articulações, além das expressões faciais e corporais. Desde 2002 a LIBRAS é considerada uma língua oficial no Brasil.

O curso de noções de Língua Brasileira de Sinais é realizado na AFSU desde 2005, tem carga horária de 80 horas, e ensina matérias como epistemologia e o atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPED, os alunos do curso também assistem palestras sobre o assunto.

As aulas são ministradas por guardas fluentes em libras. As vagas são disponibilizadas pela Academia, enviadas para o Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana, e os agentes interessados se inscrevem voluntariamente para a realização do curso. Devido à pandemia da covid-19, as aulas encontram-se suspensas para a formação de novas turmas.

No final do mês de junho (29), teve destaque um ato de entrega simbólica, no Gabinete da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, quando os guardas civis metropolitanos receberam bottons, que sinalizam que eles possuem o domínio de libras. O objetivo é que os deficientes auditivos e surdos identifiquem rapidamente os guardas fluentes na língua e tenham um atendimento de excelência.