SÃO LUCAS comemora 76 anos

Distrito que faz parte da Subprefeitura Vila Prudente segue em pleno desenvolvimento

Foto aérea mostra o bairro de São Lucas, com suas casas e prédios, com um céu azul e nuvens ao fundo

O Parque São Lucas completa hoje, dia 20 de janeiro, 76 anos. Um dos distritos que compõem a área de administração da Subprefeitura Vila Prudente, o Parque São Lucas teve início com Francisco Fett, pioneiro que desbravou as terras do São Lucas. Oficial do exército prussiano, casado com Sophia Rauss que chegou ao Brasil logo após o término da Primeira Guerra Mundial, era dono de uma cervejaria na Alemanha, vendida antes de vir para o Brasil em 1893. Com o capital de venda da empresa, comprou uma gleba de terras conhecida até então como Parque Santa Maria.

De acordo com dados históricos e informações do registro de imóveis da Comarca de São Paulo, em 20 de janeiro de 1944 a família De Lucca, que não era da região, comprou uma gleba de mais ou menos 390 lotes da família Fett, onde ocorreu um lançamento imobiliário que denominou a área como Parque São Lucas.

A partir de 1992, o bairro foi promovido a distrito de São Lucas, englobando uma extensa área que faz divisa com os municípios de Santo André e São Caetano, além de Vila Prudente e Sapopemba. Em 12 de maio de 1995 foi instituído no município da cidade de São Paulo, o dia do bairro Parque São Lucas pela lei número 11.758. Os registros mais recentes indicam que a população atual é de quase 150 mil habitantes, distribuídos em uma área de 9,9 quilômetros quadrados, divididos em 59 subdistritos.

Hoje, o bairro se consolida como um dos mais importantes da região, com um forte comércio e lideranças expressivas. Os grandes pontos de referência do bairro são a Igreja de São Filipe Néri, as suas tradicionais ruas de comércio como Av. São Lucas e Av. Oratório, a Biblioteca Aureliano Leite e o Memorial do Padre Aldo Giuseppe Marchi.