PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura realiza oficinas técnicas para discutir políticas públicas sobre áreas verdes e arborização

Atividades reunirão as contribuições de diversas pastas para a elaboração de planos que definem diretrizes para o município

16/10/2019 12h08

De Secretaria Especial de Comunicação

Dois importantes instrumentos de políticas públicas voltados para as áreas verdes da cidade e para a arborização estão em andamento. No processo de elaboração, diversas secretarias municipais têm sido consultadas por meio de oficinas técnicas, auxiliando na elaboração do Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL) e Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU). A iniciativa tem coordenação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Durante a consulta técnica, os participantes podem refletir e sugerir a inclusão de áreas e ações prioritárias para o Sistema de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres; destacam-se a criação de novos parques e praças, a indicação de áreas com potencial para conectar e integrar áreas verdes, espaços livres e equipamentos públicos sociais educacionais, esportivos, culturais e de saúde. Quanto à arborização, podem apontar os locais que precisam ser arborizados, com grande índice de quedas de árvores, e que demandem manejo arbóreo. Essas contribuições serão consideradas, para a elaboração dos dois planos.

Oficinas
Duas Oficinas Técnicas já foram realizadas, ambas na Zona Leste de São Paulo. A primeira, realizada em 2 de outubro, reuniu cerca de 25 integrantes das Subprefeituras de Cidade Tiradentes, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel Paulista. Também participaram representantes da Secretaria de Governo Municipal (SGM), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU), da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SPTrans).

A segunda oficina, realizada em 7 de outubro, também agregou cerca de 25 pessoas. Foram incluídas as subprefeituras de Aricanduva, Ermelino Matarazzo, Penha, Sapopemba e Vila Prudente, além de representantes da Secretaria de Governo Municipal (SGM), Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) da Secretaria Municipal de Saúde, e do Serviço Funerário, uma vez que os cemitérios municipais também dispõem de áreas verdes que demandam uma política de gestão e de provisão.

Participação
A coordenadora do Grupo de Trabalho Intersecretarial do PLANPAVEL, Hélia Maria Santa Bárbara Pereira, destaca a importância da participação de outras secretarias nas oficinas técnicas. “Elas podem indicar as ações e intervenções em desenvolvimento ou previstas para os próximos anos que tenham potencial de estruturar e aprimorar a gestão das áreas protegidas, das áreas verdes e da arborização no município de São Paulo, visando em especial a compatibilização de planos, de programas, de projetos e a otimização na aplicação de recursos financeiros”.

A engenheira agrônoma Priscila Cerqueira, que coordena o Programa Municipal de Arborização Urbana (PMAU), reforça a necessidade dessa participação. “Além do apontamento das principais dificuldades encontradas no âmbito dos dois planos, os representantes das secretarias ajudam significativamente na elaboração de metas de curto, médio e longo prazos, priorizando à melhoria da gestão dessas áreas e da arborização da cidade”, conclui.

A próxima oficina técnica será realizada na quinta-feira (17), na macrorregião Sul, com as subprefeituras de Campo Limpo, M´Boi Mirim, Santo Amaro, Jabaquara, Cidade Ademar, Parelheiros e Capela do Socorro. No dia 23,, a consulta será na macrorregião Centro-Oeste, com representantes das subprefeituras da Lapa, Butantã, Pinheiros, Sé, Vila Mariana, Ipiranga e Mooca.

No dia 31, o encontro será na macrorregião Norte, com representantes das subprefeituras de Perus, Pirituba-Jaraguá, Freguesia-Brasilândia, Casa Verde-Cachoeirinha, Jaçanã-Tremembé, Santana-Tucuruvi e Vila Maria-Vila Guilherme. As Oficinas Técnicas Macrorregionais serão realizadas sempre das 9h às 17h, no MobiLab, Rua Boa Vista, 128 - Mezanino (entrada pela SP Trans).