Zona norte ganha novos trechos da Faixa Azul

Novos trechos estão localizados na Avenida Santos Dumont, entre a Av. Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, no sentido centro, e entre a Praça Campo de Bagatelle e a Av. Braz Leme

 

O Prefeito Ricardo Nunes, inaugurou hoje (02/05) mais 8,1 km de Faixa Azul em quatro importantes vias da cidade, totalizando 98,2 km dessa importante sinalização para aumentar a segurança e melhorar a mobilidade de motociclistas na cidade, rumo à meta de 200 km até o fim deste ano.


Os novos trechos com Faixa Azul na zona norte estão localizados na Avenida Santos Dumont, entre a Av. Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, no sentido centro, e entre a Praça Campo de Bagatelle e a Av. Braz Leme, no sentido bairro. Na Rua Santa Eulália, a faixa está situada entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, no sentido Centro. No Túnel Ayrton Senna 1, a faixa foi instalada entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colatino Marques.Na Avenida Washington Luís, há um trecho entre a Avenida Dória e a Rua Viaza, outro entre as avenidas Vieira de Morais e Bandeirantes, e também entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia, no sentido Centro.


A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros “humanos” dos diferentes usuários do viário possam ocasionar em ferimentos graves ou mortes.

O Subprefeito Magal Guerra esteve presente no evento que aconteceu na Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, em Santana, com a presença de várias personalidades e do Prefeito Ricardo Nunes. Segundo ele, esse projeto é muito importante para a cidade de São Paulo e para salvar vidas. “Também sou motociclista, uma paixão desde a minha adolescência e sinto na pele os mesmos perigos que os motociclistas sentem no dia a dia. A mobilidade urbana, na zona norte e na cidade de São Paulo, só ganham mais segurança com esse projeto”, diz ele.


Ainda neste mês, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantaram mais seis trechos de Faixa Azul: Av. Dr. Gastão Vidigal, Av. Braz Leme, Av. Pres. Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf, Viaduto Min. Aliomar Baleeiro, Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello e Av. Eliseu de Almeida. Esses novos trechos vão somar mais de 20 km de Faixa Azul. A entrega de toda a sinalização horizontal e vertical estará concluída até o fim do mês.


Os demais trechos já autorizados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e que serão implantados até o fim do ano, são: Estrada de Itapecerica; Av. Sen. Teotônio Vilela; Av. Eng. Armando de Arruda Pereira; Av. Inajar de Souza; Av. do Cursino; Av. Jorn. Roberto Marinho; Av. Escola Politécnica; Rua Vergueiro; Eixo Norte/Sul (sentido Santana); Elevado Pres. João Goulart; Av. Aricanduva; Av. Dr. Ricardo Jafet; Av. Prof. Abraão de Morais; Av. Salim Farah Maluf; Av. Gov. Carvalho Pinto; Av. Dom Helder Câmara/Av. Calim Eid; Av. Pirajussara e Rua Sapetuba.

Histórico

O projeto-piloto da Faixa Azul foi criado por profissionais da Companhia, das áreas de Segurança Viária, Sinalização, Planejamento e Projetos, inspirado em experiências da Malásia, de Copenhagen e de cidades australianas. O objetivo foi reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.

Autoridades de trânsito do México e das cidades de Porto Alegre (RS) e Feira de Santana (BA) estiveram na CET para conhecer a Faixa Azul. Recentemente, o projeto foi apresentado na Espanha durante conferência internacional de segurança para motos.

Entre os anos de 2022 e 2023, foram implantados os seguintes trechos:

25/1/2022 - 5,5 km na Avenida 23 de Maio, desde a Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha).

06/10/2022 - 17 km na Avenida Bandeirantes - Afonso D'Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos.
9 e 10/2023 - 1,8 km no corredor Norte-Sul, entre as avenidas Prestes Maia e Tiradentes; e 2,8 km, que contemplaram as avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianópolis.

6/11/2023 - 6 km foram entregues nas avenidas Sumaré e Paulo VI; 5,8 km na Avenida das Nações Unidas; e 4 km na Miguel Yunes.

4/12/2023 - 9,2 km na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3,6 km na Zaki Narchi, e 5 km na Luiz Dumont Villares.

18/12/2023 - 20,2 km na Avenida Jacu Pêssego, em ambos os sentidos; sendo 5km entre a Rodovia Ayrton Senna e a rua Américo Sugai. E entre a Rua Zituo Karasawa e o acesso à Santo André, com mais 15,2 km. Já os 8,2 km na avenida do Estado, estão entre as ruas dos Patriotas e da Mooca.

1/3/2024 - 1 km no Túnel São João Paulo II, no Anhangabaú, sentido Aeroporto de Congonhas, que faz conexão com as avenidas Prestes Maias e 23 de maio.