Hospitais Dia de São Paulo realizam mais de 133 mil procedimentos cirúrgicos após ampliação de funcionamento

Pacientes devem procurar as 470 Unidades Básicas de Saúde para ter o encaminhamento de acordo com a sua especialidade; 9 Hospitais Dia funcionam 24 horas.

 Desde que a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou o horário de nove dos 17 Hospitais Dia (HDs) da capital para 24 horas, esses equipamentos já realizaram 133.222 procedimentos cirúrgicos, segundo dados registrados de agosto de 2021 até 31 de janeiro deste ano.

A ampliação ocorreu em agosto de 2021 e faz parte das estratégias da gestão municipal para dar mais celeridade aos procedimentos cirúrgicos. A iniciativa permitiu que cirurgias de baixa e média complexidade eletivas e alguns procedimentos diagnósticos, até então realizados somente em hospitais convencionais, passassem a ser realizados nos HDs que funcionam 24 horas. A ação possibilitou também que os demais hospitais da rede sejam destinados às cirurgias eletivas de maior complexidade. Os outros oito HDs da cidade atendem no período de 12 horas.

Em 2020 e 2021, no pico da pandemia de Covid-19, foram realizadas 34.006 e 46.538 cirurgias nessas unidades, respectivamente.

“Tivemos um ganho expressivo no andamento das cirurgias de baixa e média complexidade com a ampliação do funcionamento dos HDs, o que significa, consequentemente, ganho em qualidade de vida para os pacientes”, destaca Sandra Sabino, secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde. “É importante esclarecer que nem todas as pessoas que passam por avaliação nas diferentes especialidades cirúrgicas têm indicação de cirurgia. Quando constatada a necessidade de procedimento cirúrgico, o paciente é inserido no sistema de regulação de vagas”, complementa.

Alessandro Ribeiro Anibal, 49 anos, técnico de eletrodomésticos, passou no Hospital Dia Brasilândia/Freguesia do Ó. O paciente tinha uma pinta no nariz, que sangrava muito e começou a crescer. Ele passou por uma UBS, que o encaminhou para um especialista em dermatologia que indicou a cirurgia de emergência no HD. “Todo o processo levou menos de 20 dia para acontecer. Graças à agilidade do atendimento, descobri que era um carcinoma e consegui retirá-lo no dia 15 de dezembro. A médica me explicou todo o procedimento e a estrutura do HD não foi insuficiente para nenhum hospital. Fui muito bem atendido e acho que se tivesse mais equipamentos como esse, teriam menos pessoas nos hospitais.”

As cirurgias são realizadas de acordo com critérios de prioridade clínica e cronológica. A análise é individual e os casos considerados urgentes são priorizados nas agendas reguladas.

A SMS reforça que para ter acesso aos serviços dos HDs é necessário que o paciente procure uma das 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista. Desta forma, ele será encaminhado para um dos serviços de acordo com a sua necessidade e especialidade.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835 / 3113-8831
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br