Vacinação contra Poliomielite no dia 20/08

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite acontece no dia 20 de agosto, sábado, das 8h às 17h. Todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas contra a paralisia infantil, inclusive aquelas que estão com a vacinação em dia.
Dia 20 de agosto, é imprescindível que todas as crianças menores de 5 anos que não foram vacinadas na primeira fase e mesmo aquelas já vacinadas, sejam levadas pelos pais ou responsáveis ao posto de vacinação para receberem a dose. No dia da campanha, não é necessário apresentar a caderneta de vacinação.
Onde Vacinar
A relação dos postos de vacinação poderá ser encontrada no site da Prefeitura www.prefeitura.sp.gov.br/covisa.
A vacina

A aplicação da vacina é grátis e sua administração é por via oral. A vacina é segura, rápida e indolor. A criança recebe a aplicação de duas gotas, o que corresponde a uma dose.
Quem pode ser vacinado:
- Criança com vacinação em dia
- Criança que não tenha caderneta de vacinação
- Criança não vacinada na primeira etapa
- Criança vacinada na primeira etapa
Caderneta de vacinação
Para facilitar, no dia da Campanha deve-se levar a caderneta da criança, mas caso o responsável não a possua, a criança será atendida e vacinada. O importante é garantir a imunização da criança contra a paralisia infantil.
Outras vacinas no dia 20
As crianças que comparecerem aos postos de vacinação no dia da campanha poderão receber outras vacinas, oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação.
Vacinas disponíveis:
- BCG (tuberculose)
- Contra a Hepatite B
- Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e hemofilo influenza tipo b)
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A POLIOMIELITE
Bloqueio contra a doença
A poliomielite é uma doença causada por vírus. É contagiosa e na forma mais grave pode levar a seqüelas permanentes. A facilidade de movimentação das pessoas, de um lugar do mundo para outro, favorece a disseminação desse vírus, podendo reintroduzí-lo em um país que já não apresentava mais casos, como ocorre, por exemplo no Brasil.
Para impedir que isto ocorra, o país tem que se proteger criando um bloqueio, e isto só é possível por meio da vacinação em massa da população alvo, que compreende crianças menores de 5 anos.
A forma mais eficiente para a prevenção da poliomielite e a garantia de sua erradicação é a manutenção e cumprimento da meta de cobertura das campanhas de vacinação.