Subprefeitura Santana/Tucuruvi participa da Virada Cultural

Com a participação já confirmada de cerca de 3 mil artistas, evento vai agitar a cidade, por 24 horas, a partir das 14 horas do sábado, dia 19. Inspirada nas Noites Brancas de Paris, Madri e Roma, a maratona cultural terá shows, concertos, teatro, exposições, museus, cinemas e espaços culturais abertos, dança e muita diversão para todos os gostos e idades.

A partir das 14 horas do dia 19 de novembro a cidade de São Paulo viverá 24 horas ininterruptas de cultura. O projeto Virada Cultural, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da São Paulo Turismo, com parceria do Sesc e da Secretaria de Estado da Cultura, deve aumentar o fluxo de turismo de lazer na capital paulista, tradicionalmente conhecida por ser uma cidade de negócios. A maratona cultural começa às 14 horas do sábado, dia 19, e vai até às 14 horas do domingo, contemplando todas as regiões da cidade. Na programação estão shows musicais, cinema, concertos, dança, bailes, artes cênicas, visuais e circenses, apresentações de DJs e manifestações folclóricas.

Esta é uma boa oportunidade para quem mora fora de São Paulo fazer turismo na cidade, já que nos finais de semana os hotéis costumam cobrar diárias mais baixas do que durante a semana. "Eventos grandiosos e temáticos são fundamentais para o desenvolvimento do turismo em São Paulo, especialmente se eles acontecerem no final de semana", diz o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP), Juarez Cintra Filho. "E a Virada Cultural colabora também na percepção da cidade como centro de vanguarda e cultura, que estão entre os pontos mais fortes do destino São Paulo.".

Inspirado nas Noites Brancas, realizadas em Paris, Roma e Madri, a Virada Cultural pretende estimular as pessoas a se apropriar dos espaços públicos e a celebrar a cidade a partir de uma maratona cultural. No total, 111 locais diferentes, entre teatros, parques, museus, casas de cultura, cinemas e unidades do Sesc, terão atividades para os mais diversos públicos. A programação completa está disponível no site www.viradacultural.com.br.

Para atender as cidades da Grande São Paulo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá um esquema especial de funcionamento. Além disso, o metrô deve funcionar ininterruptamente entre sábado e domingo. E as 1.300 linhas de ônibus estarão fazendo o transporte de passageiros, com frota reforçada durante a madrugada.