Subprefeitura Santana/Tucuruvi remove favela Zaki Narchi

A Subprefeitura Santana/Tucuruvi, juntamente com a Secretaria de Habitação conseguiu, finalmente, remover a Favela Zaki Narchi, no final do mês de dezembro.
Após décadas de ocupação irregular do local e 5 incêndios em 9 anos, foram removidos todos os barracos que lá existiam e todas as famílias foram atendidas da melhor maneira possível.
O que as administrações passadas não conseguiram em seus respectivos quatro anos de mandato, o prefeito José Serra, através da Subprefeitura Santana/Tucuruvi conseguiu em seu 1º ano de governo.
"É uma vitória nossa e ficará marcado nesta administração", disse o subprefeito Luiz Antonio Carvalho Pacheco.
Desde abril do ano passado, técnicos da Subprefeitura, juntamente com uma equipe da Secretaria de Habitação, vinham promovendo a desocupação da área, respeitando determinação do Ministério Público.
Na primeira fase 111 famílias foram removidas. Logo depois foram atendidas mais 36 famílias. No último dia dessas remoções, mais precisamente em 11 de agosto de 2005, houve um novo incêndio que desabrigou mais 100 famílias, as quais foram prontamente atendidas e encaminhadas a abrigos estabelecidos pela Subprefeitura.
No final de dezembro, a Subprefeitura Santana/Tucuruvi realizou a remoção total da favela bem como o atendimento habitacional definitivo às famílias que viviam no local. Em intensos esforços da Subprefeitura e da Secretaria Municipal de Habitação em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), foram disponibilizadas 350 unidades uabitacionais, o que possibilitou a gradual remoção e atendimento das famílias que moravam no local.
O prefeito José Serra esteve vistoriando o local em dezembro e gostou do que viu, tendo em vista que foi um trabalho tranqüilo e eficiente realizado pela Subprefeitura Santana/Tucuruvi.
Agora que foi removida totalmente, a favela dará lugar a uma parte do complexo do Parque da Juventude em uma parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado, visando beneficiar a população da região.