População de Santana aprova revitalização da região

Reforma de calçadas, plantio de flores e fim do comércio irregular agradam moradores

Calcadas novas, rampas de acessibilidade, ruas asfaltadas, flores nas ruas e espaço para circulação. É assim que encontramos, hoje, as ruas do centro de Santana.

Nos próximos dias a Subprefeitura conclui mais um trecho da reforma das calçadas da Rua Voluntários da Pátria, entre as Av. Brás Leme e Rua Alfredo Guedes.

Com prazo de finalização na primeira quinzena de novembro, as obras atingem 450 metros de extensão. As novas calçadas são de concreto armado, com rampas para deficientes nas esquinas. Este trecho também tem floreiras construídas junto às guias, obedecendo o padrão já existente em toda a extensão da Rua Voluntários da Pátria.

As intervenções complementam as obras que ocorrem desde o final do ano nas Ruas Voluntários da Pátria, Leite de Moraes, Gabriel Piza, Duarte de Azevedo, Racionalismo Cristão e Cruzeiro do Sul. Os serviços de revitalização englobaram a execução de novo piso de concreto, além da troca e realinhamento das guias danificadas e instalação das rampas de acessibilidade. Foram construídas, nestas vias, 136 floreiras, para manter a harmonia do local.

A Rua Voluntários da Pátria é considerada a principal rua comercial da região de Santana. Pela proximidade do metrô e terminais de ônibus, a circulação de pedestres é intensa.

 

Reforma na Avenida Cruzeiro do Sul

A Avenida Cruzeiro do Sul também passa por transformações. Um trecho de aproximadamente 2.000m² de área, sob o metrô, foi pavimentado, desde a estação Santana, até a Avenida General Ataliba Leonel. Além da reconstituição do espaço para circulação de pedestres, no local foi implantada Zona Azul, aumentando o número de opções para motoristas que têm que se deslocar com seus veículos para a região.

No início do ano, a Avenida Cruzeiro do Sul, no trecho entre a Ponte Cruzeiro do Sul até seu final foi totalmente recapeada, através de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da DERSA, e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. O trecho atingiu 45mil m² de asfalto. A região foi beneficiada em 82 mil m² de asfalto nas principais vias.

 

 

Elogios para a Operação Delegada

O centro de Santana completou, no final de outubro, 150 dias de Operação Delegada, que é a presença da Polícia Militar no reforço da fiscalização e combate ao comércio ambulante irregular, através de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por intermédio da Polícia Militar.

O principal objetivo da união de forças entre Prefeitura e Estado é disciplinar o uso do espaço público, Além disso, a iniciativa proporciona ações de policiamento preventivo, para preservação da ordem pública, aumentando a segurança, tanto para os comerciantes, como para os consumidores.

Desde a implantação da Operação, a Subprefeitura tem recebido elogios pela ação. De acordo com os moradores, está muito mais fácil circular pela região central de Santana - conhecida pelo comércio diversificado – além da segurança proporcionada pela Polícia Militar.

Segundo o Subprefeito, Sergio Teixeira Alves, a Subprefeitura continuará trabalhando para a ordem e melhoria da qualidade de vida da população. Nosso trabalho à frente da Subprefeitura é realizar ações que inibam a ocupação irregular e desordenada do espaço público, e fazer de Santana um bairro de referência no tocante à qualidade de vida de quem mora, trabalha e transita pela região, declara o Subprefeito.