SMPED realiza campanha e ações em celebração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo acontece em parceria com entidades da sociedade civil.

 A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realiza, em Abril, a ‘SEMANA TEA’. Trata-se de uma campanha em sintonia com o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 02 de abril. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de dar mais visibilidade ao tema.

A iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas ao longo de todo o mês, que envolvem sensibilização através de menção à data em ônibus, relógios da cidade e em outros espaços de apelo público.

Alguns eventos também farão parte dessa programação, dentre os quais a 4ª Caminhada de Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, organizada por um conjunto de instituições de desenvolvimento social, cultural e intelectual de pessoas com TEA — como a Associação Inspirare, o Centro Lumi e o grupo TEApoio. A iniciativa será realizada no próximo domingo, 2 de abril, a partir das 14h, com concentração na Praça Cívica do Memorial da América Latina, Barra Funda. Ela tem o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Saiba mais em: https://caminhadadoautismo.org/

Já no dia 5 de abril, a SMPED realiza o II Seminário de Conscientização do Autismo, a partir das 13h, no Centro Cultural São Paulo, que fica na Rua Vergueiro, 1000. Este evento contará com palestras de renomados especialistas e influenciadores da área, que apresentarão painéis com as seguintes temáticas: ‘O desafio do diagnóstico em garotas e adultos’; ‘Como lidar com crises agressivas e a importância da comunicação no autismo’ e ‘Integração sensorial e artes no autismo’.

O encerramento do seminário vai contar com a apresentação musical de Leilah Moreno, que recebeu o diagnóstico de TEA na fase adulta, aos 28 anos. A cantora, atriz, apresentadora, mestre de cerimônias, modelo, roteirista e produtora artística atualmente é vocalista da Banda Altas Horas, programa da Rede Globo.

O II Seminário de Conscientização do Autismo é aberto ao público, mediante inscrição prévia através do link: bit.ly/SeminarioTEA.

Programação Semana Municipal de Conscientização do Autismo

01 a 08/04 - Mensagem nos Relógios da Cidade;
01 a 15/04 - Edição sobre o tema no Jornal do Ônibus (SPTrans);
01 a 30/04 - Ônibus adesivados com a identidade visual da campanha (SPTrans);
02/04 - 4ª Caminhada de Conscientização do Autismo - Abertura da Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo;
02/04 - Iluminação Azul nos Monumentos da Cidade: Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, Viaduto do Chá, Pateo do Collegio, Biblioteca Mário de Andrade, Edifício Matarazzo e Monumento das Bandeiras;
03 e 04/04 - Ação na Estação Vergueiro do Metrô;
03 e 27/04 – Atividades sobre a temática nos Centros Especializados de Reabilitação – CERs (SMS).
04/04 - Ação no Terminal Mercado - Expresso Tiradentes;
05/04 - II Seminário de Conscientização do Autismo (SMPED);
05/04 - II Encontro de Integração FACHS - O Espectro do Autismo em Foco (SMS);
06/04 - Cultura Inclusiva - Visita Neo Química Arena para pessoas com autismo.

Sobre ações da SMPED destinadas ao tema
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) lançou, em novembro de 2021, o Plano Municipal de Ações para Pessoas com Deficiência, o “Inclui Sampa”.

O documento traduz o compromisso da atual gestão e informa as metas de trabalho para os próximos anos. Dentre as 50 ações descritas, há a criação do 1º Centro Municipal para pessoas com TEA da cidade de São Paulo.

Esse serviço será um espaço de convivência para pessoas com autismo, familiares e comunidade, visando estimular a autonomia, a participação e a inclusão — além de ser um espaço de cuidado para que as pessoas se sintam acolhidas.

O Centro, que está em fase licitatória e possui previsão de entrega em 2024, atuará junto à rede municipal de serviços, principalmente as de saúde e educação, na recepção e encaminhamento da demanda, após diagnóstico médico, e as inscrições serão priorizadas conforme critérios a definir, considerando a capacidade de atendimento.

O espaço previsto para implantação do projeto, que será na zona norte da capital, também prevê oferecer à comunidade as seguintes atividades:
• Culturais: teatro, dança, música e cinema;
• Esportivas: Quadra poliesportiva, ginástica e piscina para aulas de natação/hidroginástica;
• Formativas: capacitação e palestras com diversas temáticas voltadas às pessoas com TEA, como saúde, educação e trabalho;
• Autocuidado: atividades da vida diária.

Desde 2021, a SMPED realizou a capacitação de mais de 550 profissionais que atuam nas redes municipais de saúde e assistência social sobre a temática do autismo. Além disso, a Secretaria também atua em parceria com outras pastas para fortalecer os serviços municipais já existentes.

Na área da educação inclusiva, foram entregues para a Secretaria Municipal de Educação materiais para equipar 20 salas de recursos multifuncionais. A SMPED também participa de um Grupo de Trabalho (GT), em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde, de Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação, além de outras entidades, para discutir políticas públicas, dentre elas a Linha de Cuidados para Pessoas com TEA a fim de criar protocolos no atendimento e fortalecer a rede.

Para a Secretaria Municipal da Saúde, foram entregues, dentre outras coisas, 19 aparelhos NIRVANAS e 3 robôs Army em unidades de Centros Especializados em Reabilitação (CERs). O NIRVANA é um equipamento inédito na rede pública e desenvolvido especificamente para auxiliar a reabilitação motora e cognitiva dos pacientes por meio da realidade virtual aumentada. O equipamento acelera o processo de reabilitação ao auxiliar terapeutas na escolha da atividade mais adequada às singularidades de cada paciente.

As duas ações fazem parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, com as metas 21 e 24.

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA
A cidade de São Paulo regulamentou em 2022 a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA. Atendendo a uma demanda da população paulistana, esse serviço tem o objetivo de conferir a identificação da pessoa diagnosticada com autismo e, assim, facilitar a atenção integral e prioritária no atendimento em serviços públicos e privados. O documento é emitido gratuitamente pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), através do Portal SP156 e nos postos de atendimento presencial do serviço Descomplica SP.