Prefeitura celebra o Dia Internacional da Mulher com eventos sociais e culturais em todas as regiões da cidade

Ações terão início nesta quarta-feira (8) e se estenderão até o fim de março.

 A Prefeitura de São Paulo, por meio de suas secretarias, realiza homenagens ao Dia Internacional da Mulher nesta quarta-feira (8), executando ações de empregabilidade, entretenimento e eventos culturais, entre outras iniciativas.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) promove das 8h às 16h, no Vão Livre do Masp, na Avenida Paulista, acesso a mais de 1 mil vagas de emprego, cursos de qualificação profissional, formalização e orientação sobre o MEI (Microempreendedor Individual), além de informações sobre como se portar em uma entrevista de emprego e noções de cooperativismo.

Rodas de conversa, bingo, massagem e exibição de filmes serão feitas, em todas as regiões da cidade, nos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Os Centros Esportivos, administrados pela Secretaria Municipal de Esportes (SEME), farão agendamentos para exame de Papanicolau, distribuição de kits de higiene e de saúde bucal, assim como aulas de zumba, yoga, dança do ventre e alongamento, entre outras práticas. No Parque das Bicletas haverá plantio de árvores e caminhada.

O calendário da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SMVA) prevê cafés da manhã colaborativos, palestras e aulas de dança. Nos FAB LABs da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) haverão, na data de hoje, aulas de marcenaria para que as participante aprendam a produzir seus próprios móveis.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania apresentará, nesta quarta-feira, em sua tenda no Vão Livre do Masp, palestra sobre enfrentamento à violência contra a mulher e canais de denúncia, conduzida pela coordenadora de política para mulheres, Ana Cristina de Souza. A pasta também fará eventos com o Ônibus Lillás na Praça Estação Itaquera, na Zona Leste, e palestras no Terminal Sacomã. Em suas redes sociais, apresentará o primeiro de uma série de vídeos sobre os locais para atendimento às mulheres da cidade. A Casa da Mulher Brasileira (CMB), maior e mais importante equipamento de proteção e prevenção às mulheres vítimas de violência, inicia a grade. Em 2022, o CMB registrou 42.409 atendimentos, o correspondente a 90% do total dos realizados pelos 16 equipamentos da pasta.

Programação do mês

Educação

O CEU Sapopemba, localizado na Zona Leste da capital, conduzirá, em dois horários, um passeio no Parque do Carmo para as mulheres da comunidade. Haverá ônibus gratuito até o local, com saídas às 7h30 e às 13h. O objetivo é incentivar as mulheres a praticarem atividades físicas. Além da caminhada, a ação contará com alongamento, uma roda de conversa e piquenique.

A atividade faz parte da programação Março Mulher e do Projeto Mulher no Esporte, realizado pela Divisão de Esporte, Corpo e Movimento (DIESP), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A ideia é fomentar o acesso livre às atividades físicas e esportivas, utilizar o esporte como ferramenta de desenvolvimento integral, inclusão social, emancipação e diminuição da disparidade entre gêneros.

A utilização do parque também remete ao conceito da apropriação do território com a utilização do espaço público pelo munícipe em sua integralidade, de forma efetiva e significativa. Dessa forma a mulher, por meio da prática de atividade física, também tem a oportunidade de se apropriar do território do qual faz parte.

Saúde

Com o objetivo de ampliar o cuidado e a atenção próprios, a Secretaria Municipal de Saúde realiza mais uma edição do Avança Saúde Mulher em todas as 470 Unidades Básicas (UBSs) da capital. O programa, voltado para a promoção em saúde de mulheres, cisgênero e transexuais, contará também com um Dia D de intensificação dos atendimentos e abordagens neste sábado (11), com abertura de todas as UBSs.

A Área Técnica de Saúde da Mulher, da Coordenadoria de Atenção Básica da SMS, montou uma grade que contempla a realização de exames e consultas, além de palestras com assuntos relevantes para a saúde dessa população. As ações do Avança Saúde Mulher ocorrerão em formato de estações e oferecerão:

- Acolhimento;
- Consultas de enfermagem e médica com coleta de Papanicolau e solicitação de mamografia, quando indicadas;
- Realização de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite;
- Triagem odontológica;
- Vacinação com busca ativa;
- Avaliação e aconselhamento nutricional;
- Atualização do cartão da gestante e cadastramento no programa Mãe Paulistana;
- Cadastramento do público elegível no programa Território Inclusivo;
- Rodas de conversa com especialistas sobre temas importantes no contexto da saúde da mulher, a exemplo de métodos contraceptivos, gravidez e puerpério, menopausa (climatério), saúde da população LGBTIA+, pré-natal, saúde mental, doenças sexualmente transmissíveis e combate à violência contra a mulher.

Durante esse período haverá ainda a intensificação da vacinação contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, como uma importante ação na prevenção do câncer de colo de útero. Nesta quarta-feira (8) as mulheres em situação de rua contarão com ação especial na UBS Cambuci e será ofertado o implante intradérmico, método contraceptivo de longa ação. As equipes da UBS também realizarão uma busca ativa em todo o município com o objetivo de ampliar o acesso à assistência em saúde a essa população.

A população pode encontrar a unidade mais próxima de sua residência por meio da plataforma Busca Saúde.

SPTrans

As redes sociais da SPTrans farão publicações celebrando os dois anos de duas iniciativas muito importantes: a inauguração do Posto de Apoio à Mulher, que fica no Terminal Sacomã e presta atendimento qualificado às mulheres vítimas de violência e o lançamento da campanha Ponto Final ao Abuso Sexual nos Ônibus de São Paulo.

Assistência Social

Os serviços vinculados à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) trazem neste mês de março programação especial voltada ao público feminino.

Horários e endereços dos serviços desta quarta-feira

Direitos Humanos

9 às 16h - Ação especial na Estação Sé do Metrô
Participação da Casa da Mulher Brasileira com orientações sobre o que fazer em casos de violência contra a mulher.

9h às 17h – Aniversário Centro de Referência da Mulher – Eliane de Grammont

9 horas – Palestra sobre serviços de enfrentamento à violência contra a mulher e canais de denúncia - Coordenadora de Política para Mulheres - Ana Cristina de Souza.
Vão livre do Masp – Tenda da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Ônibus Lilás

10h às 13h – Atendimento para vítimas de violência na Praça da Estação Itaquera – Zona Leste

Assistência Social

- Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) ‘Santo Expedito’
Dia de beleza com esmaltação e massagem, bingo e almoço
Local: rua Timóteo Correia de Góes, 100 - SAS Itaim Paulista

- NCI ‘Santa Vicenza Geroza’
Roda de conversa sobre a importância da data, baile em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Local: Rua Manuel Onha, 425 - Zona Leste - SAS Mooca

- NCI ‘Nosso Lar’
Exibição do filme "Estrela do Tempo" que fala sobre empoderamento de mulheres afro-americanas na NASA e palestra sobre empoderamento feminino
Local: Jalisco, 158 - Zona Leste - SAS Mooca

- CCA ‘ACM Norte’
Mulheres que vencem barreiras, introduzir a temática através de uma reflexão coletiva sobre: O que é ser mulher pra você? Por que essa data existe? Qual o significado deste dia?
Local: Rua José Amato, 39 – Jardim das Laranjeiras – SAS Casa Verde/Cachoeirinha

- NCI ‘Gaia’

Baile em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Local: Rua Prof Guilherme Beolfort Sabino, 715 - SAS Santo Amaro

- CCA ‘São Francisco’
Roda de conversa com apresentação do tema 'Valorização da Mulher” e conversa com as crianças sobre a importância da mulher na sociedade
Local: Jardim Ipel, 08 – Jardim Leila – SAS M’Boi Mirim

- NCI ‘Maria Mãe da Igreja’
Caminhada em menção ao dia das mulheres. Com café da manhã especial, oficina de canto de músicas de compositoras e cantoras mulheres. Ao final soltarão balões em homenagem à data.
Local: Rua João Alves Torres, 09 – Jardim São Luis

Esportes

Atividades CE Vila Guarani - 8h às 17h
- Aferição de sinais vitais
- Agendamentos de Papanicolau
- Boas vindas com Roda de conversa
- Música ao vivo (voz e violão)
- Limpeza facial, design de sobrancelhas
- Maquiagem
- Escova e penteado
- Esmaltação de unhas
- Varal Solidário (roupas, calçados, acessórios)
- Distribuição de Kits de higiene pessoal
- Distribuição de kits de higiene bucal
- Sorteio de kit beleza
- Arara de roupa pegue e leve uma peça (gratuita)
- Desfile de moda
- Música ao vivo (MPB)
- Massagem (reflexologia)
- Aulão de Zumba
- Aulão de Pilates
- Aulão de Yoga
- Aulão de Dança do Ventre
- Aulão de alongamento
- Rachão basquete feminino
- Van do CADÚNICO
- Trança AFRO

Atividades no MASP - 8h às 16h
- Tenda com especialista falando sobre a importância da atividade física para mulheres;
- Tenda com especialista falando sobre a importância da atividade física para mulheres na 3ª idade;
- Entrega de panfletos informando quais atividades a SEME tem para mulheres nos Centros Esportivos.

Parque das Bicicletas
- 9h - aquecimento/alongamento
- 9h10 - caminhada de 1k pelo Parque das Bicicletas (para funcionários, alunos, mães de atletas)
- 9h30 - plantio de árvore com prof. Minoru (PEMA)

Atividades CE Vila Independência
- 10h - Palestra sobre o dia da mulher;
- 10h - Lanche comunitário;
- 10h -- Jogos de tabuleiro.

Atividades Estádio Municipal Mie Nishi - 8h30 às 12h30
Aulão com 93 alunas da rede municipal, entre 11 e 14 anos, (somente meninas) para uma vivência de Beisebol.

Atividades CE Butantã - 08/03 e 10/3 - 8h às 12h
- 08/3 - 8h30 - Aulas de Zumba;
- 09/3 - 8h - Aulas de forró;
- 09/3 e 10/3 - 8h- Tendas de cuidados de beleza com cabeleireiro e manicure.

Parques

Parque Benemérito José Brás – Zona Leste
8h30 - Café da manhã colaborativo com mulheres pela Instituição Amigos da Praça

Parque Santa Amélia – Zona Leste
9h às 12h - Roda de conversa sobre autocuidado

Parque Nascentes do Ribeirão Colônia – Zona Sul
9h30 às 11h - Café da manhã para as mulheres e funcionárias do Parque junto com o Programa TEIA, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) para empreendedoras e também para as Mulheres da EAP, Escola de Agroecologia de Parelheiros, que também fica localizada dentro do parque.

Parque do Chuvisco – Zona Sul
9h às 11h - Aulão de dança
11h às 12h - Entrega de mudas para as mulheres

Parque do Trote - Zona Norte
9h - Dança circular
15h- Zumba

Parque Lions Tucuruvi - Zona Norte
9h- Palestra sobre a origem do Dia da Mulher
A importância do papel da Mulher na sociedade.
Música: Mulher - Erasmo Carlos
11h às 15h - Massagens rápidas relaxantes e reflexologia com óleos essenciais totalmente gratuitas, somente para mulheres

Inovação e Tecnologia

Marcenaria
Construção de Mobiliário
14h30 às 18h30 - FAB LAB Centro Cultural da Penha

Outros eventos da grade

Direitos Humanos
23/3 - 9 às 17h – Aniversário Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera

Ônibus Lilás

10 e 11/3 – 10 às 16 horas – CEU Três Lagos – Zona Sul

15/3 – CEU Caminho do Mar - Zona Sul

25/3 – Rua 25 de março - Centro

31/3 – 10 às 16 horas – CEU Parque Bristol – Zona Sul

Palestras

Palestras sobre assédio no transporte público com servidoras da SMDHC que trabalham no Posto Avançado.
Terminal de ônibus Sacomã.

Seminários

09/3 – Roda de conversa entre jovens participantes do programa Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital e servidoras da Coordenação de Políticas para Mulheres. Casa da Mulher Brasileira.

22/3 –“Políticas Públicas de ação afirmativa à população negra” para pessoas privadas de liberdade e familiares – Secretária Executiva de Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues.
Secretaria da Administração Penitenciária

23/3 – 1ª Oficina do Programa Selo Igualdade Racial para promover a integração das instituições contempladas com o Selo Igualdade Racial.

24/3 – Palestra “Incentivar a contratação de migrantes, com enfoque nas mulheres e pessoas LGBTI migrantes”, para empresas reconhecidas pelos selos de Direitos Humanos e Cidadania e Selo Igualdade Racial.

31/3 – Palestra de duas lideranças indígenas sobre “Como tornar o atendimento do enfrentamento à violência contra a mulher acessível às mulheres indígenas considerando suas diferenças culturais”, para servidoras da SMDHC.

Assistência Social

- NCI ‘Rio Claro’
Roda de conversa sobre março Lilás - Mês de prevenção ao câncer de colo de útero
Data: Sexta-feira (10)
Endereço: Rua Cinira Polônio, 371 - SAS São Mateus

- Serviço de Assistência Social a Família (SASF) ‘Cangaíba’
Dia de Embelezamento, com manicures e lembranças para todas as mulheres, finalizando com uma palestra de fortalecimento da mulher
Data: até 18 de março
Endereço: Rua dos Horticultores, 221 – Cangaiba – SAS Penha

- CCA ‘Lar da Crianças’
Produção de flores artesanais com mensagens para as mães
Data: até dia 10
Endereço: Rua Major Emiliano da Fonseca, 300 – Vila Pereira Barreto – SAS Pirituba/Jaraguá

- SASF ‘Elisa Maria’
Reunião com as Mulheres
Data: Sábado (11)
Endereço: Rua São Francisco do Humaitá, 107 – Parque Tietê – SAS Freguesia do Ó/Brasilândia

- CCA ‘Parque Belém’
Presença da mulher na sociedade, roda de conversa, desenhos, produções, confecção de lembrancinhas e exposição das produções
Data: até quinta-feira (9)
Endereço: Rua José da Cunha Pontes, 26 – Parque Belém – SAS Freguesia do Ó/Brasilândia

- Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) ‘Freguesia do Ó’
Arrecadação de produtos de higiene para mulheres em situação de rua
Data: até 17/3
Endereço: Rua Paraupã,160 – SAS Freguesia do Ó/Brasilândia

- SASF ‘Pirituba’
Roda de conversa com as mulheres atendidas do serviço, ministrada por uma psicóloga
Data: Sexta-feira (10)
Endereço: Rua Conde Monterone, 245 – Jardim Sidney – SAS Pirituba/Jaraguá


- CCA ‘Espaço Amigo’
Encontros temáticos sobre a luta pelos direitos femininos com diversas atividades com as mulheres do bairro
Data: ao longo do mês
Endereço: Rua Manuel Nunes Figueira, 220 - SAS Parelheiros

- Centro de Acolhida Especial para Mulheres Transsexuais ‘Casarão Brasil’
Construção de um álbum com o tema “Esta sou eu”
Data: ao longo do mês
Endereço: Rua Igará Paraná, 94 – Campo Grande – SAS Santo Amaro

- CCA ‘Miosótis’
Pesquisa de mulheres relevantes na história do Brasil, em diversos seguimentos (esporte, cultura, artes, política, religião, dentre outras) e mulheres de referência no contexto familiar dos usuários do serviço, apresentação do filme “Duas letras de música”, leitura do poema “Bráulio Bessa”, roda de conversa sobre temas como papel do homem e mulher, feminicídio, violência, lei Maria da Penha, empoderamento, o papel da mulher na sociedade no lar e no ambiente de trabalho
Data: até sexta-feira (10)
Endereço: Rua Orlando Murgel, 795 Parque Jabaquara – SAS Santo Amaro

- Centro de Referência do Idoso (CRECI) ‘Anhangabaú’
Palestra sobre a saúde da mulher com a Unidade Básica de Saúde (UBS) República e baile em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Data: Sexta-feira (10)
Endereço: Rua Formosa, 215 – Centro – SAS Sé

- Centro de Acolhida Especial ‘Casa de Assis’
Produção de um mural sobre o Dia Internacional da Mulher
Data: ao longo do mês
Endereço: Rua Japurá, 234 – Bela Vista – SAS Sé

- CCA ‘Dom Bosco’
Caminhada no bairro, onde será entregue flores da resistência, com a mensagem de não a violência, produção de porta joias, apresentação do tema “A Conquista e valorização da Mulher Perante a Sociedade” e realizar uma Dramatização sobre a “A luta da Mulher diante da sociedade contemporânea”
Data: até quinta-feira (9)
Endereço: Rua Pio XI, 1380 – Alto da Lapa – SAS Pinheiros

- CCA Cebasp Jaguaré
Mutirão de mamografias para as mulheres da zona oeste Data: até domingo (12)
Endereço: Rua Floresto Bandecchi, 156 – Jaguaré – SAS Lapa

Esportes

Atividades CE Guarapiranga - 09/3 - 10h
Entrevista com Bruna di Croce Fabrício, atleta da vela que treina e compete em diversas embarcações na represa Guarapiranga e recebe o auxílio Bolsa Atleta da Prefeitura de São Paulo. Tem 19 anos, cursa Educação Física na USP e é considerada uma velejadora com futuro promissor no esporte.

Vem Dançar Especial Dia da Mulher - CE Vila Brasilândia - 09/3 - 13h às 17h
O Programa Vem Dançar, oferecido pela pasta, tem como objetivo principal propiciar aos idosos dos Centros Esportivos encontros sociais e de lazer integrando todos através do dançar, evidenciando a promoção da saúde e o bem-estar através do dançar, resgatando o convívio social e a autoestima.

Parques

- Sessão Show da Luna - Apresentações até dia 26, das 13h às 14h ao sábados e domingos. Luna, a protagonista, é uma garota apaixonada por ciências que adora fazer experimentos e investigar todas as questões cientificas.

Sexta-feira (10)
Parque Ciência – Zona Leste
10h - Café da manhã com mulheres do Núcleo do Idoso

Domingo (12)
Parque Chácara do Jockey – Zona Oeste
9h30 às 13h30 - Encontro de mulheres com Dança circular e caminhada com escuta do corpo sonoro (Local: Redondel do Parque)

Sexta-feira (24)

Parque Ecológico Central do Itaim – Zona Leste
8h30 - Café da manhã especial para mulheres com palestras sobre o Empoderamento da Mulher

Inovação e tecnologia

Plástico precioso
Criação de joias com reciclagem
11/3 - 10h às 14h: FAB LAB Vila Itororó

Arduino
Irrigação inteligente com válvula solenoide
22/3 - 14h30 às 18h30 - FAB LAB Centro Cultural da Penha

Programação criativa com processing
28/3 - 14h às 18h - FAB LAB CCSP

Roupas inteligentes
03/3 - 15h às 19h - FAB LAB Vila Itororó

Costura
Fabricação de nécessaire
03/3 - 14h às 18h - FAB LAB Parque Anhanguera

Ecobag com plástico precioso
17, 24 e 31/3 - 9h às 13h - FAB LAB CEU Heliópolis

Ecobag com costura e pintura
27/3 - 14h às 18h - FAB LAB Casa da Memória de Itaquera

Os endereços das unidades estão disponíveis neste link.

Para participar das oficinas é necessário realizar cadastro no site oficial do FAB LAB, com o preenchimento de alguns dados e selecionar a unidade de sua escolha. Além disso, o agendamento pode ser feito na própria unidade.

Cultura

- Show Poético AfroFênix - Tawane Theodoro - "Recital de poesia e literatura Slam" - Dia mundial da poesia/Mês da mulher
Casa de Cultura Campo Limpo.
Dia: 10/3 às 18h. 12 anos.
Grátis.

Dia Delas - Maria Sol - Música
Casa de Cultura Campo Limpo.
Dia: 11/03 às 14h.
Livre.
Grátis.

Festival Hip Hop Contra a Violência a Mulher - Contra a Violência a Mulher - Sarau - Violência contra a Mulher
Casa de Cultura Hip Hop Sul.
Dia: 11/3 às 15h.
Livre.
Grátis.

Confira aqui a programação completa

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835 / 3113-8831
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br