Compras Públicas

As Compras Públicas são as aquisições e contratações de bens e serviços realizadas pela Prefeitura Municipal de São
Paulo (PMSP). Para efetuar uma compra pública, é necessário que o órgão realize um procedimento administrativo
formal, conhecido como licitação, cujos objetivos são a garantia da observância do princípio da isonomia, a seleção da
proposta mais vantajosa e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.

O art. 22 da Lei Federal no 8.666/1993 (Lei de Licitações) estabelece as modalidades de licitações existentes: concorrência, tomadade preços,convite, concurso eleilão.

Além disso, a Lei Federal no 10.520/2002,instituiu o pregão, modalidade de licitação com disciplina e procedimentos próprios, estabelecida com a finalidade de garantir maior rapidez ao processo de escolha dos contratados em hipóteses
determinadas e específicas.

Há também situações excepcionais, em que a lei possibilita a inexigibilidade de licitação, hipótese de vedação ao
procedimento de licitação, e a dispensa de licitação, hipótese em que o legislador entendeu não ser necessária a
realizaçãodo procedimento licitatório.

O pregão não é uma modalidade de uso obrigatório pelos órgãos públicos, sendo facultada ao gestor a adoção nas
hipóteses cabíveis, como, por exemplo, nas aquisições de bens e serviços comuns. O pregão possui duas modalidades:
pregão presencial e pregão eletrônico. 

O pregão presencial, também conhecido como licitação presencial, é a modalidade caracterizada pela presença, em
ambiente físico, dos agentes públicos e dos interessados para acompanhamento das fases da licitação habilitação,
classificação, homologação e adjudicação. Estas fases são realizadas pela Comissão de Licitação, órgão responsável por
analisaras propostas.

  • Como funciona?

No pregão presencial, qualquer interessado relacionado ao setor em que é ofertado o objeto da licitação pode participar
presencialmente, sendo que as ofertas ocorrem por meio de lances escritosou verbais em sessão pública.

Terminada a fase de lances, as propostas passam por análise de aceitabilidade e classificação dos proponentes, sendo
possívela manifestação de recurso,também verbalmente, no final da sessão.

Essa modalidade se revela mais adequada quando se apresenta a necessidade de exibição dos produtos a serem
adquiridosou de uma análisemais aprofundada de planilhas de composição de custos.

Já o pregão eletrônico, igualmente denominado de licitação eletrônica, é a modalidade em que o procedimento se
processa em ambientevirtual, por meio da utilização de tecnologia.

Neste caso, os agentes públicos e os interessados participam por meio de sala virtual moderada por agentes
responsáveis pela modalidade.

Na Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o Decreto Municipal no 54.102/2013 dispõe sobre a obrigatoriedade da
realização de licitação na modalidade pregão e da dispensa de licitação por pequeno valor, na forma eletrônica.

Esse decreto estabelece que a modalidade de pregão presencial será adotada excepcionalmente, mediante autorização
fundamentada do titular do órgãoda administração direta ou indireta.

2024

No exercício de 2024, informo que até a presente data não foi realizada nenhuma licitação.

2023

  • PREGÃO ELETRÔNICO
  • Status: EM ANDAMENTO
  • Abertura da Sessão: 01/01/2023 até 31/12/2023

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO - 01/SUB-ST/2023
Processo SE
I: 6052.2023/0001734-0
Licitador: Subprefeitura Santana/Tucuruvi - SUB-ST
Modalidade: PREGÃO ELETRÔNICO
Dt. Abertura: 06/06/2023 10:00
Objeto: Aquisição de TAMPÕES E GRELHAS, de acordo com as Normas da ABNT NBR-10160/2005 com suas atualizações, demais normas pertinentes e conforme especificações constantes no TERMO DE REFERÊNCIA.

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO - 2/SUB-ST/2023
Processo SEI: 6052.2023/0000574-0
Licitador: Subprefeitura Santana/Tucuruvi - SUB-ST
Modalidade: PREGÃO ELETRÔNICO
Dt. Abertura: 15/06/2023 11:00
Objeto: Prestação de serviços de transporte com veículos, motorista, incluindo combustível e quilometragem livre, assim como manutenção e seguro

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO - 4/SUB-ST/2023
Processo SEI: 6052.2023/0002706-0
Licitador: Subprefeitura Santana/Tucuruvi - SUB-ST
Modalidade: PREGÃO ELETRÔNICO
Dt. Abertura: 10/08/2023 11:00
Objeto: Contratação de serviços de manutenção do sistema de drenagem, conforme Anexo I - Especificações
do Objeto, em áreas sob jurisdição desta Subprefeitura Santana/Tucuruvi, compreendendo:
A) Limpeza mecanizada com utilização de equipamento combinado hidrojato / sugador / reciclador;
B) Inspeção com fornecimento de imagens e vídeos por meio digital;
C) Monitoramento de contribuição de esgotos.

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO - 6/SUB-ST/2023
Processo SEI: 6052.2023/0003236-5
Licitador: Subprefeitura Santana/Tucuruvi - SUB-ST
Modalidade: PREGÃO ELETRÔNICO
Dt. Abertura: 25/10/2023 10:00
Objeto: Contratação de empresa especializada com todos os equipamentos necessários, veículos e mão de obra qualificada, para a prestação de serviços de apoio para remoção do comércio ambulante, invasões, ocupações clandestinas, equipamentos abandonados e serviços afins, possibilitando a retirada imediata dos volumes provenientes das desocupações, através de 03 (três) equipes.

CONVITE - 1/SUB-ST/2023
Processo SEI: 6052.2023/0002409-5
Licitador: Subprefeitura Santana/Tucuruvi - SUB-ST
Modalidade: CARTA CONVITE
Dt. Abertura: 17/08/2023 10:00
Objeto: Contratação de serviços profissionais para elaboração de Plano de Bacia Hidrográfica para microdrenagem utilizando técnicas mitigadoras em drenagem urbana, estudo de alternativas, avaliação de concepção técnica, econômica e ambiental, estudo de soluções técnicas e projetos básicos e executivos de drenagem e pavimentação e contenção – R. Dr. Maria de Laet (pista inferior lado ímpar); Rua Caitezal até o lançamento no córrego a jusante; Confluência da Av. cruzeiro do Sul com a Av. Zaki Narchi.

CONVITE - 2/SUB-ST/2023
Processo SEI: 6052.2023/0005138-6
Licitador: Subprefeitura Santana/Tucuruvi - SUB-ST
Modalidade: CARTA CONVITE
Dt. Abertura: 06/12/2023 à 10:00
Objeto: Contratação de Serviços de Implantação de GAP-Galeria de Águas Pluviais.LOCAL: R. OTAVIO QUINTILIANO E RUA BENEVENUTO JORDÃO - Bairro de Vila Gustavo - São Paulo - SP -ALTERNATIVA 1

CONVITE - 3/SUB-ST/2023
Processo SEI: 6052.2023/0005137-8
Licitador: Subprefeitura Santana/Tucuruvi - SUB-ST
Modalidade: CARTA COMVITE
Dt. Abertura: 06/12/2023 à 15:00
Objeto: Contratação de Serviços de Implantação de GAP-Galeria de Águas Pluviais.LOCAL: AV. FRANCISCO RANIERI esq. c/ AV. BASILEIA E AV. BASILEIA entre R. Mont Blanc e Av. dr. Francisco Ranieri-Bairro do Lauzanne - São Paulo - SP

CONVITE - 4/SUB-ST/2023
Processo SEI: 6052.2023/0005075-4
Licitador: Subprefeitura Santana/Tucuruvi - SUB-ST
Modalidade: CARTA COMVITE
Dt. Abertura: 27/11/2023
Objeto: Contratação de Serviços de Implantação de GAP-Galeria de Águas Pluviais.LOCAL: RUA PONTE PENSA - Parada Inglesa - Santana - São Paulo - SP

CONVITE - 5/SUB-ST/2023
Processo SEI: 6052.2023/0005179-3
Licitador: Subprefeitura Santana/Tucuruvi - SUB-ST
Modalidade: CARTA COMVITE
Dt. Abertura: 07/12/2023 ÀS 16:00
Objeto: Contratação de Serviços de Implantação de GAP-Galeria de Águas Pluviais.LOCAL: RUA PONTE PENSA - Parada Inglesa - Santana - São Paulo - SP

TOMADA DE PREÇO- 2/SUB-ST/2023
Processo SEI: 6052.2023/0002842-2
Licitador: Subprefeitura Santana/Tucuruvi - SUB-ST
Modalidade: TOMADA DE PREÇO
Dt. Abertura: 24/08/2023 ÀS 10:00
Objeto: Contratação de Serviços de Implantação de GAP – Galerias de Águas Pluviais na Rua José Osvaldo – Bairro Vila Gustavo – São Paulo/SP.

TOMADA DE PREÇO - 4/SUB-ST/2023
Processo SEI: 6052.2023/0005074-6
Licitador: Subprefeitura Santana/Tucuruvi - SUB-ST
Modalidade: TOMADA DE PREÇO
Dt. Abertura: 15/12/2023 ÀS 10:00
Objeto: Contratação de Serviços de Implantação de GAP-Galeria de Águas Pluviais na Rua Genésio Murta – Chora Menino – Santana - São Paulo - SP. 

TOMADA DE PREÇO - 5/SUB-ST/2023
Processo SEI: 6052.2023/0005073-8
Licitador: Subprefeitura Santana/Tucuruvi - SUB-ST
Modalidade: TOMADA DE PREÇO
Dt. Abertura: 15/12/2023 ÀS 14:00
Objeto: Contratação de Serviços de Implantação de GAP-Galeria de Águas Pluviais.Local: RUA ADOLFO COELHO/RUA ALBERTO LONHOFF- Lauzane Paulista - Santana - São Paulo - SP

TOMADA DE PREÇO - 6/SUB-ST/2023
Processo SEI: 6052.2023/0005409-1
Licitador: Subprefeitura Santana/Tucuruvi - SUB-ST
Modalidade: TOMADA DE PREÇO
Dt. Abertura: 20/12/2023 ÀS 10:00
Objeto: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE EXECUÇÃO DE DRENAGEM, PAVIMENTAÇÃO, PASSEIOS,MURETAS E RECONSTRUÇÃO DE ESCADARIA.Local: Avenida Doutor Antônio Maria de Laet - Lado Impar - Entre R. Carapatari e RuaGurupatuba - Bairro Tucuruvi - São Paulo - SP - 1ª ETAPA- trecho entre ESTACA 11 A ESTACA20+10,20(final)

 

2022

  • PREGÃO ELETRÔNICO
  • Status: ENCERRADA
  • Abertura da Sessão: 01/01/2022 até 31/12/2022

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO - Nr. Publicação: 06/SUB-ST/2022 - Processo SEI: 6052.2022/0003724-1
Licitador: Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi - PRST
Modalidade: PREGÃO ELETRÔNICO
Dt. Abertura: 30/11/2022 14:00
Objeto: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA LOCAÇÃO DE 01 (UMA) MÁQUINA RETROESCAVADEIRA, TIPO CATERPILLAR 416E, OU SIMILAR, ANO 2012 OU MAIS RECENTE, COM OPERADOR, COMBUSTÍVEL, MANUTENÇÃO E GPS (equipamento de rastreamento, com tecnologia GSM/GPRS conforme Portaria nº 28/2014 SMSP), PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES COM POSSIBILIDADE DE PRORROGAÇÃO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS CONTIDAS NO ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS.

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO - 05/SUB-ST/2022 - Processo SEI: 6052.2022/0003551-6
Licitador
: Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi - PRST
Modalidade: PREGÃO ELETRÔNICO
Dt. Abertura: 29/11/2022 10:00
Objeto: Contratação de empresa para prestação de serviço de manutenção preventiva e corretiva, com fornecimento de peças em 01 (um) elevador com capacidade para 06 (seis) pessoas e com 04 (quatro) paradas, de marca SUR nº 20.366, e uma plataforma hidráulica marca Basic com capacidade para 03 (três) pessoas ou 280 quilos, incluindo o fornecimento de materiais, ferramentas, equipamentos e peças necessárias à prestação dos serviços.

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO - 03/SUB-ST/2022 - Processo SEI: 6052.2022/0003351-3
Licitador
: Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi - PRST
Modalidade: PREGÃO ELETRÔNICO
Dt. Abertura: 19/10/2022 10:00
Objeto: Contratação de prestação de serviços de limpeza mecânica do sistema de drenagem, constituído de bocas de lobo, ramais, galerias de águas pluviais, poços de visita e correlatos com fornecimento de 01 (um) Equipamento Combinado Hidrojato/ Sugador/ Reciclador com mão-de-obra especializada (01 motorista/operador e 02 bueristas) e Serviços de Inspeção por imagem e circuito fechado de Televisão (em metros) do sistema de drenagem, de acordo com as especificações técnicas, condições de execução e demais itens contidos no Anexo I- Especificações do Objeto, parte integrante deste Edital.

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO - 03/SUB-ST/2022 - Processo SEI: 6052.2022/0003351-3
Licitador
: Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi - PRST
Modalidade: PREGÃO ELETRÔNICO
Dt. Abertura: 13/10/2022 10:00
Objeto: Contratação de prestação de serviços de limpeza mecânica do sistema de drenagem, constituído de bocas de lobo, ramais, galerias de águas pluviais, poços de visita e correlatos com fornecimento de 01 (um) Equipamento Combinado Hidrojato/ Sugador/ Reciclador com mão-de-obra especializada (01 motorista/operador e 02 bueristas) e Serviços de Inspeção por imagem e circuito fechado de Televisão (em metros) do sistema de drenagem, de acordo com as especificações técnicas, condições de execução e demais itens contidos no Anexo I- Especificações do Objeto, parte integrante deste Edital.

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO - 03/SUB-ST/2022 - Processo SEI: 6052.2022/0003351-3
Licitador
: Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi - PRST
Modalidade: PREGÃO ELETRÔNICO
Dt. Abertura: 24/08/2022 10:00
Objeto: Contratação de prestação de serviços de limpeza mecânica do sistema de drenagem, constituído de bocas de lobo, ramais, galerias de águas pluviais, poços de visita e correlatos com fornecimento de 01 (um) Equipamento Combinado Hidrojato/ Sugador/ Reciclador com mão-de-obra especializada (01 motorista/operador e 02 bueristas) e Serviços de Inspeção por imagem e circuito fechado de Televisão (em metros) do sistema de drenagem, de acordo com as especificações técnicas, condições de execução e demais itens contidos no Anexo I- Especificações do Objeto, parte integrante deste Edital.

 

  • PREGÃO ELETRÔNICO
  • Status: ENCERRADA
  • Abertura da Sessão:01/01/2022 até 31/12/2022

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO - 04/SUB-ST/2022  - Processo SEI: 6052.2017/0000457-3
Licitador
: Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi - PRST
Modalidade: PREGÃO ELETRÔNICO
Dt. Abertura: 07/11/2022 14:00
Objeto: Contratação de empresa para aquisição e instalação de persianas.

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO - 02/SUB-ST/2022 - Processo SEI: 6052.2022/0003044-1
Licitador
: Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi - PRST
Modalidade: PREGÃO ELETRÔNICO
Dt. Abertura: 04/07/2022 10:00
Objeto: Prestação de serviço de locação, incluindo a manutenção preventiva e corretiva, bem como o fornecimento e reposição de peças e a instalação de máquinas automátizadas que disponibilizem café expresso e bebidas quentes, cumulada com a venda de doses abrangendo todos os insumos, para atender pelo sistema de livre consumo, os servidores e visitantes do gabinete da Subprefeitura Santana/Tucuruvi, demais especificações contidas no Anexo I- Especificações do Objeto, parte integrante deste Edital.

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO - 01/SUB-ST/2022 - Processo SEI: 6052.2022/0003551-6
Licitador
: Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi - PRST
Modalidade: PREGÃO ELETRÔNICO
Dt. Abertura: 30/06/2022 10:00
Objeto: Locação de veículos, sendo 01 (um) veículo de Representação do tipo B, sem motorista, com fornecimento de combustível e quilometragem livre para a Subprefeitura Santana/Tucuruvi.

 

O sistema de registro de preços consiste nos procedimentos necessários para registrar os preços que a Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) pagará aos fornecedores registrados na hipótese de contratação para o fornecimento de bens ou serviços. Nesse sistema, as licitações devem ser sempre realizadasnas modalidades pregão ou concorrência.

 
Conforme o art. 2o, II do Decreto no 7.892/2013, a ata de registro de preços é o documento em que se registram os preços, fornecedores, órgãos participantes e condições a serem praticadas, conforme as disposições contidas no instrumento convocatório e propostas apresentadas;
 
As licitações com contratações com valor total de até R$80 mil (oitenta mil reais) são exclusivamente de participação do segmento dos micros e pequenos empreendedores. O Decreto Municipal no 56.475/2015, que regulamenta o Estatuto
Nacional da Micro e Pequena Empresa, determinou o tratamento favorecido e simplificados para essa categoria de
empresas nas contratações municipais.
 
Acesse também a lista de Atas de Registro de Preço com os arquivos na íntegra. Nela podem ser encontradas os órgãos
que também estão autorizados a contratar com base nela. Para localizar os contratos decorrentes dessa ata, acesse o
Portal da Transparência na seção de Contratos, Convênios e Parcerias e busque por Modalidade Compra por Ata de Registro de Preços
 
Acesse a lista de Atas de RP existentes na Prefeitura Municipal de São Paulo
 
Acesse a lista com as licitações realizadas em meio eletrônico de todos os órgãos 
 
 
>>> A Subprefeitura Santana/Tucuruvi não efetuou nenhuma compra pública de forma presencial, no ano atual e nos últimos dois anos. <<<