Eleições para Conselho Tutelar ocorrem no domingo (dia 1º) em 325 pontos de votação de São Paulo

Locais estarão abertos das 8h às 17h e capital vai eleger 260 conselheiros

 

As eleições para o Conselho Tutelar acontecem no domingo (1º de outubro) de forma unificada em todo o País. Em São Paulo, serão eleitos 260 conselheiros tutelares, que terão a responsabilidade de contribuir para a efetiva proteção de crianças e adolescentes do município, que representa 23% da população, segundo o último levantamento realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE).

O horário de votação é das 8h às 17h e são 325 pontos distribuídos pela cidade, sempre próximos à seção eleitoral do cidadão. A lista com os locais e os nomes e números de candidatos está disponível neste link. No dia da eleição, as informações estarão afixadas em todas as seções eleitorais.

A eleição na cidade de São Paulo tem 1.240 candidatas e candidatos habilitados.
As urnas eletrônicas serão cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o processo unificado de escolha dos Conselhos Tutelares, que acontecerá no mesmo dia em todos os municípios do Brasil.

Maior colégio eleitoral do país, São Paulo teve nas últimas eleições para Conselheiros Tutelares cerca de 150 mil votantes, o equivalente ao contingente de eleitores de municípios como Araçatuba (143 mil) e Bragança Paulista (126,8 mil).

“Engajar-se no processo de escolha do Conselho Tutelar demanda uma pesquisa sobre qual o Conselho que você ajuda a construir, quais as candidatas e os candidatos e onde você irá votar. É um pouco trabalhoso, mas ainda é uma maneira de contribuir com a defesa extremamente necessária dos direitos das crianças e adolescentes”, afirma a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine.

Como votar
Pessoas a partir dos 16 anos, que estejam em dia com os seus compromissos eleitorais, podem votar no Conselho Tutelar da Subprefeitura onde têm o seu título. Para votar, é preciso:

Apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto, que pode ser o Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte ou a Carteira Profissional.
Cada eleitor poderá votar em até cinco candidatos por Conselho Tutelar. Tal qual nas eleições presidenciais, para validar o voto será necessário realizar o procedimento de colocar o número de cada candidato e confirmar, até chegar ao FIM. Se você for votar em menos de 5 candidatos, deverá selecionar “BRANCO” até aparecer o FIM.

Sobre os Conselhos Tutelares
Os Conselhos Tutelares foram criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), instituído em 13 de julho de 1990. Segundo o artigo 131 do ECA, os CTs são órgãos autônomos, que têm como função zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes.

Os Conselhos Tutelares funcionam das 8 às 17 horas, de segunda a sexta, com plantões à distância após às 17h e nos fins de semana e feriados. A localização dos conselhos pode ser consultada no seguinte link.

Serviço
O quê: Processo Unificado de Escolha de Conselhos Tutelares
Quando: 1º de outubro de 2023 (domingo)
Onde: 325 postos de votação (cada eleitor deve consultar o local correspondente a sua seção eleitoral).
Horário: 8h às 17h

Consulte aqui locais de votação e lista de candidatos.

Candidatos de Pinheiros:

Locais de votação em Pinheiros: