Mais quatro áreas verdes serão adotadas na Subprefeitura Lapa

Agora são 48 acordos firmados entre a Subprefeitura e a sociedade civil, aproximadamente 140 mil m² de áreas verdes adotadas

Nesta sexta-feira (21), café da manhã na sede da regional selou mais quatro termos de cooperação de áreas verdes entre a Subprefeitura e representantes da comunidade da Lapa pelo prazo de três anos. Agora são 48 acordos firmados, o que dá aproximadamente 140 mil m² de áreas verdes adotadas entre 2017 e 2018. Em 2016 eram apenas dois espaços cuidados pela comunidade.

Representantes da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e da Cobasi Comércio de Produtos Básicos Industrializados Ltda. e os munícipes Humberto Ferreira Mendes da Silva e Lucia Aydir Lopes de Abreu Soares assinaram os termos de parceria na presença do subprefeito Carlos Fernandes, que mesmo de férias prestigiou o ensejo e agradeceu o interesse dos munícipes.

A APAS adotará as praças Virgem da Lapa, Dr. Antonio bento Garcia e Oswaldo Zanini num total de 7.665 m2 de área. Já a Cobasi ficou com a Praça Dr. Agostinho Betterello, na Vila Leopoldina, de 1.950 m2 de área. Os munícipes Lucia Aydir e Humberto Ferreira adotam a partir de agora, respectivamente, as praças Alfredo Egydio Arruda Viana (650 m2), no Alto da Lapa, e Sebastião B. Barrancos, na Vila Piauí (860 m2).

Mais sobre o Programa “Adote Uma Praça”


O programa foi implantado em 24 de fevereiro de 2017 com o objetivo de aumentar a conservação de áreas verdes na capital e desburocratizar os processos de adoção. Nos novos termos estão descriminados serviços de zeladoria de canteiros centrais, área livre municipal entre ruas e praças públicas, que receberão manutenção e conservação da área, limpeza, poda de árvore, revitalização de plantas rasteiras e o paisagismo completo.

Como o aprimoramento do programa “Adote uma Praça”, as adoções foram desburocratizadas. A nova regra permite que o interessado apresente na Prefeitura Regional responsável pela área pretendida apenas o nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação deverá ser analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis. O objetivo da nova gestão é que cinco mil áreas verdes, de todas as regiões da cidade, sejam conservadas por parceiros durante os quatro anos da gestão.

O programa requer que empresas, por meio de Termos de Cooperação, assumam o compromisso de cuidar do espaço durante um ano. Em troca, terá direito, se desejar, a uma placa no local com nome da empresa, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com a Lei Cidade Limpa.

Confira o Decreto n.º 57.583, de 23/01/2017, que institui o Programa Adote uma Praça: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/upload/ipiranga/arquivos/Termo.pdf