Subprefeitura assina mais 4 termos de cooperação de áreas verdes

Em dois anos, forma adotados por volta de 130 mil m2 de áreas verdes

Sala interna com homens e uma mulher reunidos em volta de uma mesa com um deles em pé enquanto assina um documento

Um café da manhã na sede da Subprefeitura selou a assinatura de mais quatro termos de cooperação de áreas verdes na região da Lapa. Hoje, ao total, são 44 acordos firmados entre a municipalidade e a sociedade civil, o que dá aproximadamente 130 mil m² de áreas verdes adotadas. Em 2016 eram apenas dois espaços cuidados pela comunidade.

Os representantes das empresas Palazzo Distribuidora de Veículos e Peças, Associação E-Bussiness Park, Peg Pese Hortifruti e do Projeto Educacional Epopeia, da Igreja Adventista, assinaram os termos de cooperação com o subprefeito da Lapa, Carlos Fernandes, que agradeceu, mais uma vez, o interesse da sociedade em cuidar do espaço público.

“Com isso (adoção), vocês não estão contribuindo somente com o empreendimento de vocês, mas com toda a região. Em nome da Prefeitura e dos moradores de toda Lapa, obrigado”, disse.

O subprefeito também destacou o papel da economia que essas ações representam para a regional e que quase sempre não é percebido pela população.

Em dois anos, foram adotados por volta de 120 mil m² de áreas verdes, o que representa o trabalho de uma equipe e meia de zeladoria da Prefeitura. Uma praça tem a sua grama cortada, em média, quatro vezes por ano, chegando ao número de 480 mil m2 de corte feito por parceiros da Prefeitura a cada ano - trabalho de seis equipes por ano ao custo de R$ 480 mil (uma equipe custa R$ 80 mil/mês).

“E se de um lado vocês cuidam melhor do espaço, com mais carinho, por outro estão contribuindo para que tenhamos mais recursos para fazer ainda mais para toda a coletividade”, afirmou Carlos Fernandes.

O subprefeito também ressaltou que a atual gestão inovou ao fazer parceria com duas escolas e suas respectivas associações de pais mestres (uma estadual e outra particular), oportunidade em que os alunos zelam pela área verde, e a parceria que permitirá em breve a reforma de todo canteiro central da Avenida Sumaré.

Ao final, disponibilizou a todos os novos parceiros o adubo produzido na Usina de Compostagem da Subprefeitura oriundo de lixo orgânico de 53 feiras livres da região.

 

 

Três homens e uma mulher observam e assinam documentação sobre a mesa

 

Imagem de mãos assinando papéis sobre a mesa

Homens em volta de um mesa um deles expressão posição de liderança sentado à ponta da mesa enquanto demais observam sua fala e gestos com uma das mãos, à frente da outa mão sobre a mesa encontram-se três pastas nas cores azul e amarelo

 

Mais sobre o Programa “Adote Uma Praça”

O programa foi implantado em 24 de fevereiro de 2017 com o objetivo de aumentar a conservação de áreas verdes na capital e desburocratizar os processos de adoção. Nos novos termos estão descriminados serviços de zeladoria de canteiros centrais, área livre municipal entre ruas e praças públicas, que receberão manutenção e conservação da área, limpeza, poda de árvore, revitalização de plantas rasteiras e o paisagismo completo.

Como o aprimoramento do programa “Adote uma Praça”, as adoções foram desburocratizadas. A nova regra permite que o interessado apresente na Prefeitura Regional responsável pela área pretendida apenas o nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação deverá ser analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis. O objetivo da nova gestão é que cinco mil áreas verdes, de todas as regiões da cidade, sejam conservadas por parceiros durante os quatro anos da gestão.

O programa requer que empresas, por meio de Termos de Cooperação, assumam o compromisso de cuidar do espaço durante um ano. Em troca, terá direito, se desejar, a uma placa no local com nome da empresa, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com a Lei Cidade Limpa.

Confira o Decreto n.º 57.583, de 23/01/2017, que institui o Programa Adote uma Praça: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/upload/ipiranga/arquivos/Termo.pdf