Prefeitura Regional da Lapa concede novos termos de cooperação de praças

Parceria entre PR Lapa, empresas e munícipes ajuda a zelar os espaços públicos

Com o fim do Inverno e a chegada da Primavera, quem não gosta de aproveitar os dias ensolarados para sair de casa e curtir um parque ou mesmo ir até a praça da esquina, levar as crianças para brincar no playground; o cachorro para passear; se exercitar nos equipamentos de ginástica ao ar livre; ou pura e simplesmente, sentar no banco, conversar com amigos e apreciar a paisagem, que nessa época do ano fica mais bonita com a chegada da “Estação das Flores”? Pensando nisso, a Prefeitura Regional da Lapa vem intensificando contatos com empresas, entidades não governamentais e munícipes para estabelecer parcerias, os chamados “Termos de Cooperação de Praças”.

Só neste mês de setembro, ao todo foram formalizadas mais três parcerias: Praça Emílio Passetti, no distrito Vila Leopoldina, com a Construtora Cyrela; Praça Francisco Gonzaga, distrito Jaguaré com Imaven Imóveis; Praça Monsenhor José Maria Monteiro, distrito Lapa com o posto de gasolina Nova Praça Auto da Lapa; além do protocolo de intenção para o Termo de Cooperação do Canteiro Central da Avenida Sumaré. Nesta semana, representantes das empresas Raia Drogasil e Social Service – Marketing de Responsabilidade se reuniram com o prefeito regional da Lapa, Carlos Fernandes, a fim de se responsabilizarem pela zeladoria do espaço junto à famosa Ciclovia do Sumaré.


Mais sobre o Programa “Adote Uma Praça”


O programa foi implantado em 24 de fevereiro de 2017 com o objetivo de aumentar a conservação de áreas verdes na capital e desburocratizar os processos de adoção. Nos novos termos estão descriminados serviços de zeladoria de canteiros centrais, área livre municipal entre ruas e praças públicas, que receberão manutenção e conservação da área, limpeza, poda de árvore, revitalização de plantas rasteiras e o paisagismo completo.

Como o aprimoramento do programa “Adote uma Praça”, as adoções foram desburocratizadas. A nova regra permite que o interessado apresente na Prefeitura Regional responsável pela área pretendida apenas o nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação deverá ser analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis. O objetivo da nova gestão é que cinco mil áreas verdes, de todas as regiões da cidade, sejam conservadas por parceiros durante os quatro anos da gestão.

O programa requer que empresas, por meio de Termos de Cooperação, assumam o compromisso de cuidar do espaço durante um ano. Em troca, terá direito, se desejar, a uma placa no local com nome da empresa, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com a Lei Cidade Limpa.


Confira o Decreto n.º 57.583, de 23/01/2017, que institui o Programa Adote uma Praça: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/upload/ipiranga/arquivos/Termo.pdf
 

Prefeito Regional e representante da Cyrela assinam Termo de Cooperação da Praça Emílio Passetti, Vila Leopoldina

PR da Lapa assina Termo de Cooperação da Pça. Francisco Gonzaga, Jaguaré, com representantes da Imaven Imóveis

Pessoal contratado da empresa parceira trabalham no jardim da rotatória da Praça Monsenhor José Maria Monteiro

Rotatória da Praça Monsenhor José Maria Monteiro, na Vila Ipojuca, já com o jardim