Programa "Adote uma Praça" ganha novos cooperantes na região

Lapa atinge a marca de 60 áreas verdes adotadas

A Subprefeitura Lapa assinou nesta semana, três novos Termos de Cooperação em reunião realizada com a presença de representantes da sociedade civil e das duas empresas interessadas em cooperar com o projeto, TEGRA Incorporadora e Porto Seguro. Ao todo, são 60 áreas verdes adotadas na região. Vale ressaltar que as duas empresas já cooperavam antes com o projeto na Lapa, sendo três pontos de responsabilidade da TEGRA  e uma da Porto Seguro.

Imagem mostra momento da reunião de assinatura de termos de cooperação


A assinatura do termo estabelece a responsabilidade socioambiental conjunta entre poder público e empresas pela realização da zeladoria e aperfeiçoamento dos locais adotados, como praças, canteiros e áreas remanescentes. Em compensação, a empresa cooperante tem o direito, se desejar, de colocar uma placa no local com dimensões definidas e de acordo com a Lei Cidade Limpa.

Entre as áreas adotadas está a escadaria da Rua Cotoxó, o canteiro central da Avenida Fortunato Ferraz e a Praça David Raw.

Imagem mostra momento da reunião de assinatura de termos de cooperação

“A consolidação dessas parcerias representam responsabilidade social e mostram que o ideal de gestão pública cuidar do espaço público não é uma obrigação só da prefeitura e sim de todos. Agradecemos por mais estes cooperantes. Pra gente é visto como uma grande ajuda, o que deixamos de gastar nestes locais passa a ser investido em outras regiões, criando novas áreas verdes e mantendo as já existentes”, explica Leonardo Casal Santos, subprefeito da Lapa.

Evaldo Buk Forli, representante da empresa Porto Seguro, cooperante da Praça David Raw, na Barra Funda, aprova a ação e aponta os benefícios na participação do projeto. “Muito bom estar aqui para assinar um termo de parceria com a Prefeitura. A valorização desta parceria, entre Prefeitura e comunidade, tem tudo para dar certo e agrega demais para cidade. Nossa empresa é um exemplo disso, a Porto Seguro atua e investe demais em áreas públicas para melhorar o convívio com a comunidade, é um trabalho que gera muitos frutos, de resultado e com uma parceria que a gente sempre quer contar, acho que isso valoriza demais o município”, comenta ele.
 

imagem mostra foto de presentes na reunião

Programa Adote uma Praça
As parcerias preveem a conservação e execução de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas para os locais, visando o aperfeiçoamento do espaço e o ganho ambiental ao município. A manutenção dos locais tem início imediato após a assinatura do Termo de Cooperação. A ação acrescenta ao Plano de Metas da Prefeitura Municipal, que busca ampliação dos cuidados com a cidade.
Os acordos podem ser firmados por empresa, instituições, pessoa física ou famílias, basta apresentar na Subprefeitura um requerimento pela adoção da área pretendida com nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa, assim a solicitação será analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis.
Para saber mais, confira a íntegra do Decreto nº57.583, de 23 de janeiro de 2017, que institui o Programa Adote uma Praça.

Confira os novos cooperantes e as áreas adotadas:
TEGRA Incorporadora:
-Escadaria da Rua Cotoxó
-Canteiro central da Avenida Fortunato Ferraz

Porto Seguro:
-Praça David Raw

Mais informações:
Subprefeitura Lapa
Rua Guaicurus, 1000 - Lapa
Assessoria de Imprensa
(11) 3396-7510