Subprefeitura tem cinco novos parceiros no Programa Adote uma Praça

Empresas interessadas firmam compromisso com Plano de Metas

A Subprefeitura Lapa assinou cinco Termos de Cooperação junto de empresas interessadas na adoção de áreas pela região para realização de zeladoria nas mesmas.

Homens em volta da mesa com um representante na ponta falando com documentos sobre a mesa

A assinatura estabelece a mútua responsabilidade socioambiental, entre o poder público e empresas, de realizar manutenção e aperfeiçoamento dos locais selecionados, como praças, canteiros, áreas remanescentes entre ruas e outras. Em troca, as empresas têm o direito, se desejar, de colocar uma placa no local com dimensões definidas, seguindo a Lei Cidade Limpa.

Nos dias 29 de maio e 13 de junho, com a presença de moradores, representantes da iniciativa privada, do secretário executivo de abastecimento e agricultura do município, Carlos Fernandes, e do subprefeito da Lapa, Leonardo Casal Santos, cinco acordos formalizaram a adoção de locais na região pelo empresariado.

Empresários da região assinam termo de cooperação com a Subprefeitura Lapa

“A consolidação dessas parcerias representam o trabalho de três frentes em busca de um objetivo comum. Essa relação inclui a atuação do poder público de um lado e, de outro, temos a contribuição da população na construção de projetos que os representem e da iniciativa privada comprometida em cooperar com uma comunidade melhor para todos”, destaca o subprefeito, Leonardo.

Estabeleceram-se as adoções parciais da Praça Professor José Azevedo Antunes, Lapa, e do Canteiro Central da Avenida Engenheiro Billings, Jaguaré, pelas respectivas empresas, Ghedini Medical Serviços Médicos e Odontológicos e Givaudan do Brasil LTDA.

Três homens e um deles falando com uma das mãos levantadas em sinal de expressão da sua fala

A área remanescente entre as Ruas Willian Speers, 950 e Engenheiro Fox, 32, Lapa de Baixo, está sob responsabilidade da empresa Lapadoces. Já a Praça General Guimarães, Vila Jaguara, é de incumbência da Cooperativa de Parceiros Alexandre Tavares Ferraz. E a Praça Conde Francisco Matarazzo Júnior, Água Branca, é tarefa da Visão Verde Jardins.

“Surpreende o retorno em termos de agradecimento, principalmente da população. Era uma passagem que as pessoas até evitavam passar porque tinha muito lixo. Agora pelo contrário, as pessoas ficam sentadas ali, batendo foto, conversando, está cheio de flores. Então parece que muda o comportamento das pessoas em relação ao espaço público, isso eu acho que é o maior bem que a gente pode receber de volta”, conta Antonio Claus Moraco, sócio da Lapadoces.

Homens e mulheres em volta de mesa de reunião

As parcerias preveem a conservação e execução de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas para os locais, visando o aperfeiçoamento do espaço e o ganho ambiental ao município. A manutenção dos locais deve ter início imediato após a assinatura do Termo de Cooperação. A ação acrescenta ao Plano de Metas da Prefeitura Municipal, que busca ampliação dos cuidados com a cidade.

“Todo processo que aconteceu entre empresários da região, moradores e o poder público é praticamente inédito. Fizemos um projeto, apresentamos para comunidade opinar e conseguimos a verba com empresários. Então o poder público assinou o Termo de Cooperação, assim todo mundo ganha. A praça vai atender a todos e a prefeitura terá uma redução de gastos porque nós que vamos fazer e entregar algo bem cuidado para que pessoas possam usufruir do local público”, ressalta Rodrigo Mauro, gerente da REM Construtora.

Dois empresários analisam e assinam documentação

Acordos podem ser firmados por empresa, instituições, pessoa física ou famílias, basta apresentar na Subprefeitura um requerimento pela adoção da área pretendida com nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa, assim a solicitação será analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis.

Para saber mais, confira a íntegra do Decreto nº 57.583, de 23 de janeiro de 2017, que institui o Programa Adote uma Praça.