IPTU 2009

As notificações do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2009 começaram a ser enviadas para o proprietários de imóveis a partir do dia 15 de janeiro. O contribuinte poderá pagar o imposto à vista, com desconto de 6%, ou, ainda, parcelar em 10 vezes. Se optar pelo parcelamento, o munícipe poderá utilizar débito automático em conta corrente. Para isso, basta quitar a primeira prestação, preencher a autorização de débito em conta corrente impressa na notificação e entregar o documento nos bancos conveniados com a Prefeitura: Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

A data de vencimento da parcela única ou da primeira prestação, será a partir de 1º de fevereiro, na data escolhida pelo contribuinte. O contribuinte que não fizer opção pela data de pagamento, terá o vencimento agendado para o dia 9 de cada mês. Para os contribuintes que escolheram receber a notificação por meio de administradora de imóveis o vencimento da primeira prestação ou da parcela única será no dia 20 de março.

Pagamentos em atraso

Os pagamentos fora do atraso serão acrescidos de multa de 0,33% ao dia, até o máximo de 20% do imposto devido, juros moratórios de 1% ao mês a partir do mês imediato ao do vencimento e atualização monetária. O contribuinte que não pagar o IPTU 2009 terá seu nome incluído no Cadastro Informativo Municipal (Cadin). A não quitação integral do imposto também implica inscrição do débito na Dívida Ativa, sendo desconsiderados quaisquer abatimentos obtidos.

Quem não receber a notificação do IPTU pelos Correios até uma semana antes da data de vencimento da parcela única ou da primeira prestação, poderá providenciar a segunda via pela internet (www.prefeitura.sp.gov.br) ou, também, ir nas praças de atendimento das 31 subprefeituras. O cronograma das notificações do IPTU 2009 também está disponível no portal da Prefeitura. Para os moradores dos distritos da Lapa, Perdizes, Barra Funda, Vila Jaguara, Jaguaré e Vila Leopoldina.

Isentos

Os isentos receberão a notificação a partir de 2 de março. Em 2009 estão isentos os imóveis residenciais com valor venal de R$ 61.240,11. Esse critério vale apenas para um imóvel por proprietário.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/