Complexo Anhanguera

A primeira etapa do Complexo Anhanguera, sobre a Marginal Tietê, será entregue em 30 dias. A previsão foi anunciada na manhã de sexta-feira, 6, pelo governador em exercício. O investimento total chega a R$ 410 milhões. A obra ira aliviar o nó no trânsito na confluência da Marginal Tietê com Rodovia Anhanguera, na sobrecarregada Ponte Atílio Fontana, ou Ponte Anhanguera, como também é conhecida.

A obra é resultado do Programa de Concessões Rodoviárias. Sua conclusão vai contribuir para reduzir significativamente os congestionamentos nas principais saídas da Via Anhanguera no trecho da Grande São Paulo, entre o km 11 (início da Marginal Tietê) e o km 19, em Osasco, bem como na própria Marginal Tietê.

A obra inclui a construção de viadutos, pontes e passarelas, criação de novos acessos, implantação de retornos e melhorias de trevo, faixas adicionais e pistas marginais. Uma das pontes, com 596 metros de extensão, liga o bairro da Lapa à Via Anhanguera e está prevista para ser entregue já em março. As outras duas pontes que compõem a interseção da Via Anhanguera com a Marginal Tietê também estão em construção e deverão ser entregues até junho.

O acesso da Via Anhanguera para a cidade de São Paulo é feito, atualmente, pela Ponte Atílio Fontana. A Ponte também é a principal via de acesso a distritos e bairros dos municípios de São Paulo como Osasco, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Cajamar. Hoje, esses deslocamentos enfrentam sérios congestionamentos.

O Complexo será totalmente entregue em abril de 2010. A remodelação da Interseção Marginal Tietê - Via Anhanguera irá melhorar tráfego do atual dispositivo, que ultrapassa os 100 mil veículos/dia. Serão implantadas três novas pontes e respectivas alças de acessos sobre o rio Tietê. As pistas da rodovia também serão readequadas até o km 13.

O Complexo Anhanguera prevê ainda a implantação de 14 quilômetros de vias marginais em trechos estratégicos entre os km 11 e km 18, aumentando a capacidade viária e operacional. Neste trecho, também serão implantadas seis passarelas e 24 pontos de ônibus. Serão construídos ainda outros oito quilômetros de faixas adicionais entre os kms 13 e 17,7 a fim de atender à demanda existente e gerada pelas melhorias que estão sendo implantadas, garantindo fluidez compatível com o nível de serviço previsto no contrato de concessão.

A Ponte Atílio Fontana, com mais de 60 anos até junho será totalmente remodelada e terá sentido único, saindo da rodovia para o bairro da Lapa. A nova pista terá sentido oposto sairá do bairro em direção à estrada.