A3P - Lâmpadas de PET com água

A Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P da Subprefeitura Lapa, criada em junho de 2009, tem como objetivo desenvolver ações que minimizem os impactos ambientais negativos gerados pela atividade pública e proporcionem qualidade de vida aos servidores e funcionários.

Para este ano as metas estão definidas e uma das ações propostas já começou: a instalação de lâmpadas de água com garrafas PET na Unidade de Transporte Interno da Subprefeitura.

Em telhados feitos só de telha é possível trocar as lâmpadas normais por garrafas PET cheias de água, que durante o dia iluminam até mais que as normais. Quando a idéia foi apresentada aos funcionários da UTI por meio de um vídeo informativo retirado da Internet, Joel Jacinto da Silva, mais conhecido como Irmão Joel (motorista da Subprefeitura Lapa) se dispôs a fazer a instalação. Fez alguns testes antes e depois. Com tudo entendido, cortou as telhas nos locais que a Comissão avaliou e instalou as novas lâmpadas.

Balanço 2009 -

O balanço apresentado no mês de janeiro mostra os avanços em relação às metas pré-definidas:

No item Água, a meta determinada pelo grupo foi a redução do consumo em 10%, até dezembro de 2009. Porém, o resultado superou as expectativas: foi possível reduzir, no prédio sede, 30% o consumo de água, o que significa economia de R$ 18.664,07 no orçamento. Contribuíram para isso, a manutenção das válvulas de descarga e também a troca - que ainda está em fase de execução - de parte das válvulas e torneiras que estão sendo substituídas por válvulas duo (que dispensam apenas três ou seis litros e água) e por torneiras com temporizador.

Em relação ao item Energia a meta também foi superada (5%). Em 2009, a Subprefeitura Lapa reduziu 5,7% o consumo de energia elétrica que resultou em economia de R$ 3.926,11, também na sede.
O consumo sustentável obteve bons resultados na redução do consumo de papel branco (50,6%) e papel reciclado (5,8%) resultando na economia de 257.500 folhas de papel. O uso dos copos descartáveis caiu 18%.

Os resultados obtidos são decorrentes das ações de conscientização como exposição, palestras, atividades como plantios, seminários e distribuição de canecas de vidro para os servidores.