Deu Jazz na Pompéia - música instrumental

Pelo quarto ano consecutivo, o Deu Jazz na Pompéia promete reunir o melhor da música instrumental, no dia 3 de outubro, das 12h30 às 19h30. Neste ano, Bocato, Arismar do Espírito Santo, Marcos Ottaviano e Kiko Moura são as grandes atrações do evento, gratuito para o público em geral, que acontece desde 2006 na esquina das ruas Cajaíbas e Cotoxó.

Celebrando o aniversário de 99 anos do bairro, comemorado no mesmo dia 3 de outubro, o Deu Jazz abre ainda espaço para novos talentos – como são os casos dos músicos Manoel Cruz e Rafael Miranda, este último criador da banda Kind of Jazz e que promete apresentar clássicos do jazz em sua apresentação no evento.

Realizado em frente ao bar Tiro Liro, o Deu Jazz na Pompéia surgiu para reviver os tempos do saudoso Bar Porquoi Pás, uma casa noturna que, durante o seu funcionamento, de 1987 a 1993, foi ponto de encontro dos amantes da arte e da cultura. O bar destacou-se como espaço privilegiado para os amantes do jazz, do blues e da MPB. Passaram pelo Porquoi Pás grandes nomes da música brasileira, entre eles Raul de Souza, Nuno Mindelis, Zeca Baleiro, Chico César, Bocato e Rita Ribeiro

“O evento é um verdadeiro caldeirão de encontros e reencontros, de amigos, moradores e famílias do bairro. Propiciamos um sábado de lazer e música da melhor qualidade”, afirma Cleber Falcão Carneiro Pessoa, antigo proprietário do Porquoi Pás e atual coordenador do Centro Cultural Pompéia – entidade que realiza há quatro anos o Deu Jazz.

Atrações

Figura carimbada na época do Porquoi Pás e um dos instrumentistas mais requisitados do país, Bocato volta com seu trombone à Villa Pompéia para mostrar seus mais recentes trabalhos. O conceituado músico já tocou com os principais artistas brasileiros, de Elis Regina, Rita Lee, Roberto Carlos e Ney Matogrosso, passando por Gal Costa, Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção, até Ná Ozzetti, Zeca Baleiro e Carlinhos Brown.

Outro grande nome da música instrumental que estará no Deu Jazz 2009 é Arismar do Espírito Santo. No evento deste ano, o multiinstrumentista fará a pré-estréia de seu novo show, batizado de Duo Espírito Santo, em que se apresenta com o filho Thiago. No palco, a dupla promete mostrar toda a intimidade musical e familiar, com uma linguagem peculiar. É o encontro de duas gerações com harmonias, ritmos, solos e improvisos em comum. No repertório, composições próprias, clássicos e temas que podem ser criados no próprio momento da apresentação, em um exemplo de encontro de música universal. Arismar e Thiago contam ainda com a participação especial de Alex Buck, na bateria, teclado e percussão.

Formado em 2004, Marcos Ottaviano e Kiko Moura Project leva para os palcos do país o melhor do blues e do rock, em performances instrumentais. Com influências variadas, que vão de Eric Clapton, B.B. King e Robben Ford, a banda mescla composições próprias com arranjos para clássicos do blues. Os artistas prometem dar uma prévia do primeiro cd do projeto. O guitarrista Marcos Ottaviano é outro que marcou história no Porquoi Pás, se apresentando por diversas vezes no bar com sua antiga banda, a Companhia Paulista de Blues. Já Kiko Moura acompanhou, com sua guitarra e violão, cantoras como Ná Ozzetti, Virgínia Rosa e Misty, entre outras. Moura foi um dos primeiros instrumentistas a se apresentar no Porquoi Pás com a extinta banda Lobo Solitário.

Músico experiente – já atuou como sideman de diversos artistas da MPB, entre eles Pery Ribeiro, Cláudia, Carmen Silva, Noite Ilustrada, Jovelina Pérola Negra e Almir Guineto -, Manoel Cruz criou no ano passado o projeto Manoel Cruz Quartet, com foco em suas composições e experimentalismo em releituras de clássicos da MPB e do jazz. Parte desse repertório estará presente em sua apresentação no Deu Jazz e que fará parte de seu primeiro cd solo.

Criado em 2007 pelos jovens músicos Rafael Miranda (guitarra), Pedro Lagatta (bateria) e Rafael de Abreu (baixo), o Kind of Jazz apresenta um som diferenciado, composto por standards do jazz e da bossa nova, promovendo fusões de jazz com rock e até com funk, além de releituras de músicas pop em versão instrumental. O trio possui arranjos próprios e tem recebido elogios em seus shows realizados em diferentes casas de São Paulo.

Recreação infantil

Para este ano, a produção do Deu Jazz na Pompéia convidou a artista plástica Bel Godinho para elaborar uma programação especial para o público infantil. E a criançada não vai querer perder o evento! Bel irá promover uma oficina de recreação infantil, em tenda montada exclusivamente para os baixinhos, com atividades lúdicas, educativas e ecológicas. Bel pretende entreter as crianças com histórias infantis, desenhos, pinturas e até aulas de artesanato.
Outra atração do evento deste ano, à parte da música, será a presença do caricaturista Marcelo ishida. Além de fazer caricaturas do público, o artista promete fazer, ao vivo, caricaturas dos músicos durante suas apresentações no palco do Deu Jazz na Pompéia.

PROGRAMAÇÃO

DEU JAZZ NA POMPÉIA 2009

12h30 – Música mecânica com DJ Edivaldo Jatobá
13h30 – Kind of Jazz
14h30 – Manoel Cruz Quartet
15h30 – Arismar do Espírito Santo e banda
17h – Marcos Ottaviano e Kiko Moura Project
18h30 – Bocato e banda