Programa Primavera

São Paulo vai ganhar 276 bancas de flores nesta primavera

Programa Primavera cria 276 pontos de venda de flores e plantas ornamentais em São Paulo. Na estação, Mercado Municipal realiza curso gratuito de cultivo de flores que terá novas turmas em outubro.

Para comemorar a chegada da primavera, a Secretaria de Serviços lançou o Programa Primavera, que cria 276 novos pontos para vendas de flores e plantas ornamentais pela cidade. Produtores e vendedores poderão inscrever-se nas praças de atendimento das subprefeituras ou na Supervisão Geral de Abastecimento da secretaria (no Mercado Municipal) para solicitar o gerenciamento de uma das bancas, que serão instaladas em espaços públicos.

Além de aumentar a oferta das flores e plantas a preços reduzidos (já que a temporada de pico de produção faz baixar seu preço), o programa quer incentivar seu consumo e a conscientização ambiental. Como parte do programa, a Secretaria de Serviços também está oferecendo curso gratuito de cultivo de plantas no Mercado Municipal.

As aulas começaram na quarta-feira (21/09) e terminaram no sábado (24), com a aula sobre cultivo de flores sem xaxim. A partir de outubro, serão abertas novas turmas, quando os interessados devem entrar em contato com a Supervisão de Abastecimento (veja abaixo informações sobre inscrições).

Economia

"Com esse projeto, vamos colorir a cidade oferecendo ao paulistano uma outra paisagem urbana", afirma o secretário de Serviços. A intenção é aproveitar a estação, beneficiando tanto a população quanto os produtores. "O programa é mais uma alternativa econômica para o produtor", completa o secretário. A estes profissionais, serão garantidos 50% dos pontos distribuídos pela cidade.


As inscrições vão do dia 30/10/2005 até 14/10/2005 e os interessados devem dirigir-se ao Mercadão ou na Subprefeitura para conhecer a relação de pontos disponíveis e completar sua inscrição. São necessários os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de inscrição no órgão competente (produtores), matrícula (feirante), CNPJ (lojistas e atacadistas de flores).

Se houver mais de um interessado por ponto, será realizado sorteio. Do dia 10 de outubro até dezembro, a cidade ganhará mais de 276 novos pontos coloridos. Os permissionários pagarão cerca de R$ 120 por mês pelo uso do espaço público e deverão providenciar a barraca nos padrões estabelecidos pelo decreto da Supervisão de Abastecimento.

Curso de cultivo de flores

Com a chegada da primavera, a secretaria organizou um curso gratuito de cultivo de flores no Mercado Municipal, que foi encerrado neste fim de semana. As últimas aulas foram ministradas pelo professor Roberto Jun Takani, coordenador do curso de Floricultura da Faculdade Cantareira. Novas turmas serão abertas em outubro. As aulas têm disponibilidade de 50 vagas e são realizadas das 14h às 16h. 

Serviço

Programa Primavera
Inscrições: Supervisão Geral de Abastecimento ou nas Subprefeituras
Endereço: Prédio anexo ao Mercado Municipal Paulistano (Rua da Cantareira, 390)
Horário: das 8h às 17h

Curso de cultivo de flores no Mercado Municipal
Inscrições para os próximos cursos: por telefone, 3315-9444 (ramal 20) ou diretamente no Mercado Municipal (sala de eventos)
Endereço: Rua da Cantareira, 306