CEU Jaguaré é inaugurado

O Prefeito de São Paulo entregou neste sábado, 28 de novembro, o Centro Educacional Unificado (CEU) Jaguaré, que abre mais 1.500 vagas de ensino na região. Esse é o 22º CEU entregue desde 2005. A festa de inauguração contou com muita música, apresentações circenses, pipoca, algodão doce e teatro para a população.

O CEU Jaguaré está localizado no cruzamento das avenidas Jaguaré e Kenkiti Shimomoto, na Lapa, Zona Oeste da capital. O bloco didático do CEU Jaguaré tem um diferencial: é dividido em dois prédios. Um deles abriga o Centro de Educação Infantil (CEI), com sete salas de aula, onde 154 crianças ficam em período integral; e a Escola Educação Infantil (EMEI), localizada no piso superior, com nove salas e capacidade para atender 545 alunos em dois turnos diurnos. O outro prédio, com dois andares, é ocupado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), com capacidade para 796 estudantes em 20 salas de aula.
 
Com a entrega, o terceiro turno - das 11h às 15h - foi eliminado na EMEI, que teve esses alunos transferidos para o CEU Jaguaré. A redução de turnos aumenta o tempo de permanência dos estudantes na Rede Municipal de Ensino, o equivalente a dois anos a mais de escolaridade ao final do ensino fundamental.
 
O Bloco Esportivo e Cultural (BEC) oferece à comunidade três piscinas (semi-olímpica, recreativa e infantil), duas quadras poliesportivas (uma interna e outra externa), uma área gramada para uso esportivo, duas canchas de bocha e um teatro com 184 lugares.
 
Há ainda um prédio para a administração e outro para o refeitório, a biblioteca e o Telecentro. O CEU Jaguaré possui 20 banheiros adaptados e cinco elevadores para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, distribuídos por todos os prédios.
 
As obras do CEU foram iniciadas em dezembro de 2007 e custaram aproximadamente R$ 25,5 milhões. O local tem 22.170 mil m², sendo 10.154 m² de área construída.