Subprefeitura Lapa tem Plano Preventivo da Defesa Civil para época de chuvas

Medida prevê amenizar os danos causados pelo período de chuvas intensas

Realizado em parceria com Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Polícia Militar Metropolitana (4º BPM/M) e da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), o Plano Preventivo de Defesa Civil Subprefeitura Lapa (PPDC – Subprefeitura Lapa) 2010/2011, por meio da Coordenadoria Distrital da Defesa Civil (CODDEC) entra em curso dia 1ª de novembro e seguirá até 15 de abril de 2012.

O plano estabelecerá um conjunto de ações preventivas, emergenciais, assistenciais e recuperativas, fazendo com que os órgãos públicos, locais e regionais atuem de forma eficaz minimizando os danos materiais, humanos e ambientais.

As ações preventivas consistem na limpeza constante dos bueiros e galerias pluviais mantendo-as sempre em boas condições de drenagem. Será feita também a fiscalização e o recolhimento dos resíduos de varrição e dos pontos viciados de entulho, orientação à população através de panfletos quanto a colocação do lixo orgânico no horário, e alerta aos moradores sobre a possibilidade de inundações.

Para as ações emergenciais, a subprefeitura deslocará a equipe da defesa civil para o local, será feito o monitoramento e informe das condições da área atingida inclusive para a CET, terá o auxilio e atendimento assistencial aos moradores e serão acionados os demais órgãos de atendimento de emergência.

Por fim, as ações recuperativas visam a recuperação das áreas atingidas pelas enchentes, como a varrição e lavagem das ruas e limpeza manual e mecanizada de bueiros e galerias.

Atualmente, estão sendo instaladas réguas de nível, que são réguas para medir o nível do córrego e que servem como monitoramento das cheias dos córregos. Desta forma a população local pode ter parâmetros da cheia do córrego e se prevenir preparando assim um sistema de alerta.

O Plano Preventivo tem como área de abrangência as ruas e avenidas que formam o fundo do vale por onde passam os córregos da Água Preta, Córrego Sumaré e Pompéia. Eles correspondem ao perímetro entre a Av. Pompéia, Francisco Matarazzo, Turiassú, Praça Marrey Junior, Rua Raul Pompéia, Venâncio Aires, Padre Chico, Barão do Bananal, Diana e Caiow