Projeto Florir inicia na Lapa

Inicialmente dois canteiros e uma praça serão transformados

Foram iniciadas neste fim de semana (27 e 28/08) as obras para revitalizar e requalificar dois canteiros e uma praça na região da Lapa com o Projeto Florir.

Estas obras fazem parte do Projeto Florir executado pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, através da Subprefeitura Lapa com recursos da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

A revitalização está acontecendo no canteiro central da Rua Adolfo Pinto x Tagipuru, Rua Francisco Luiz Gonzaga (Avenida Jaguaré) e na Praça Marcelino Bressiani. O projeto prevê a retirada da parte impermeável do solo, manutenção e execução do passeio, colocação de lixeiras, troca de solo para a colocação de novas plantas, flores entre outros.

No canteiro da Rua Adolfo Pinto x Tagipuru serão plantadas palmeiras imperiais de aproximadamente 6 metros de altura. É previsto que as obras terminem em no máximo 60 dias.

Vale ressaltar que é de extrema importância a ajuda da comunidade e de empresas da região para manter e conservar as áreas, através de um Termo de Cooperação ou pelo Programa de Zeladores de Praças, podendo garantir assim o envolvimento ativo da comunidade na conservação.


Para adotar uma praça

Qualquer cidadão, empresa ou instituição de São Paulo pode adotar uma área verde e se tornar responsável pela revitalização e manutenção do local durante o prazo mínimo de um ano e máximo de três anos.

Para isso, basta firmar um Termo de Cooperação, instrumento que ajuda a subprefeitura a manter as 317 áreas verdes da região da Lapa, que totalizam 1,5 milhão de metros quadrados.

Como contrapartida, o cooperante pode divulgar mensagem de cooperação, ou o nome da empresa, na área adotada, respeitando algumas especificações, como as limitações impostas pela Lei Cidade Limpa.

Para mais informações sobre a adoção de áreas públicas na região da Lapa, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail vadami@prefeitura.sp.gov.br, ou pelo telefone 3396-7573.