“Fiscais cidadãos” ajudam a Subprefeitura Lapa no cumprimento de sua missão

Além do trabalho desempenhado por agentes, assessores e funcionários em geral que integram sua equipe, a Subprefeitura Lapa conta com mais uma modalidade de colaboração: o “Fiscal Cidadão”

O nome é dado ao munícipe que se preocupa com o estado de conservação das vias, calçadas, das áreas verdes, etc. e procura garantir, por meio de uma fiscalização voluntária e do repasse de informações à Subprefeitura, um lugar melhor para se viver, ajudando-a desta forma no cumprimento sua missão: promover e assegurar a qualidade de vida dos cidadãos.

Exemplos de “fiscais cidadãos” são pessoas como Magali Flores e Gaetano Vita. Eles não são os únicos munícipes contribuírem com o trabalho da Subprefeitura desta maneira, mas são os mais assíduos. O contato é feito semanalmente.

Magali, apesar de morar na Freguesia do Ó, trafega pelas ruas da Lapa diariamente e relata à Subprefeitura todo e qualquer problema encontrado pelo caminho. Desde outubro de 2010, ela utiliza meios de comunicação, como e-mail e telefone e em especial, o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), para informar sobre problemas, como por exemplo, buracos nas vias da região e falta de iluminação.

“Sem buracos teremos menos acidentes, com luz nas ruas teremos menos assaltos. Por isso entro em contato, porque me incomoda e porque me preocupo”. Relata a munícipe que enfatiza: “a população deve ser mais ativa, deve usar mais o SAC.”

Já, Gaetano Vita é morador da Rua Aurélia, na Lapa e também informa à subprefeitura sobre os problemas da região. Assim como Magali, Gaetano iniciou sua “fiscalização cidadã” informando sobre buracos nas ruas próximas à sua casa e no caminho que percorre todos os dias. Desde 2008 via SAC e a partir de janeiro deste ano, por telefone. “Se a população colaborar comunicando os problemas, eles acabam diminuindo”, declara.

Indagados sobre a motivação para persistir com o trabalho de fiscais cidadãos ambos respondem: “A subprefeitura Lapa atende prontamente nossas solicitações”.

De acordo com Magali e Gaetano, sempre que comunicado um problema, a subprefeitura atende com rapidez e com a máxima boa vontade, resolvendo aquilo que é de sua competência e encaminhando as demandas que competem a outros órgãos, motivando desta forma, a ação voluntária desenvolvida por eles.

“A atuação dos fiscais cidadãos é muito importante e valiosa, pois amplia nosso poder de alcance, já que na região da Sub Lapa são cerca de 1.800 ruas, incluindo travessas e vielas. Seria ótimo se pudéssemos contar com a colaboração de uma Magali e um Gaetano em cada um dos nossos seis distritos” declara o Coordenador de Infraestrutura Urbana e Obras da Subprefeitura, João Carlos da Silva Martins.