Programa Identidade Verde já cadastrou 5.000 árvores na região da Subprefeitura Lapa

Pioneira na implantação do Programa Identidade Verde, com o Piloto Perdizes, a Subprefeitura Lapa já contabiliza mais de 5.000 árvores cadastradas em seus seis distritos. Isso significa, que estas árvores possuem um “R.G. Verde”, número de identificação que carrega todas as características e informações da árvore em questão: porte, espécie, localização, etc.

A aplicação do programa, além de auxiliar a administração pública na gestão das áreas verdes, aplicando tratamentos preventivos, também ajuda os técnicos da Subprefeitura no momento de passar informação aos munícipes sobre o status das suas solicitações via SAC (Serviço de Atendimento Cidadão) quando necessário

 

Coordenado pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras por meio da Assessoria Técnica de Obras e Serviços (A.T.O.S), o programa cadastrou em sua fase de testes, 3.633 árvores somando o distrito de Perdizes e mais a Rua Tonelero, na Lapa. Atualmente, as árvores cadastradas estão distribuídas pelos distritos atendidos pela Subprefeitura, conforme os SACs recebidos para poda e remoção.

 

Como funciona

 

Com base em laudo detalhado preenchido durante a vistoria, as informações são inseridas no SISGAU (Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas), este laudo apresenta cerca de 80 itens que abordam desde o georreferenciamento (distância da esquina e distância do lote, por exemplo) até questões, como condições do canteiro, condições de permeabilidade, tipo de edificação, entre outros dados importantes, além é, claro, da avaliação fitossanitária do exemplar arbóreo, ou seja, do estado de saúde da árvore. A partir deste último, principalmente, o engenheiro agrônomo responsável pela vistoria recomendará a intervenção adequada (poda ou remoção ou ainda, ampliação de canteiros para desenvolvimento saudável das raízes), se for o caso. Uma vez inseridos os dados no sistema, ele gerará um número de identificação da árvore avaliada, que facilitará o acompanhamento do desenvolvimento desta, bem como sua localização e histórico completo da árvore com os tratamentos aplicados. Novos plantios fazem parte do programa e sempre são recomendados, observando-se a espécie adequada para cada local.

 

Todo laudo técnico emitido na Subprefeitura está sendo inserido no SISGAU. Isso inclui o mutirão para vistorias de árvores desenvolvido em parceria com ATOS desde fevereiro. 2.185 foi o número de árvores vistoriadas até o momento.

 

A tendência é que a longo prazo, os seis distritos da Subprefeitura Lapa (Barra Funda, Jaguara, Jaguaré, Lapa, Perdizes e Vila Leopoldina) tenham toda sua arborização cadastrada.

 

Os munícipes também podem colaborar para a manutenção de uma arborização saudável, seguindo algumas dicas:

  • Regue sempre as mudas de árvores, principalmente em época de seca;
  • Não cimente a base das árvores, elas precisam de espaço para se desenvolver;
  • Não coloque placas, luzes de natal ou pregos nas árvores, isso propicia o aparecimento de doenças;
  • Não pinte o tronco das árvores, isso compromete a saúde delas!
  • Receba bem o técnico que irá avaliar a sua árvore, a função dele é colaborar para que as árvores permaneçam saudáveis;