Praça Cornélia ganha Ponto de Entrega Voluntária

Moradores da Região da Praça Cornélia, acostumados com o trabalho de coleta seletiva realizado pela ONG Reciclázaro, que funcionava nos fundos da Paróquia São João de Maria Vianney e teve que ser desativado, agora já podem contar com um PEV (Ponto de Entrega Voluntário) no local

Instalado nesta terça-feira (17/05) na Praça Cornélia, o PEV receberá materiais recicláveis, como garrafas PET, latinhas de refrigerante, papéis, embalagens, entre outros. Óleo de cozinha usado, também poderá ser deixado no local.

 

A cooperativa Cooperação é responsável pela coleta, separação e destinação destes materiais para reciclagem. Apesar do contêiner apresentar divisões por tipo de material, após a coleta é preciso nova seleção feita pelos cooperados que atuam na coleta seletiva. O que o PEV realiza é uma pré-seleção, que facilita o trabalho posterior. Os PEVs têm capacidade para receber até 1 tonelada de material reciclável.

 

Além da Praça Cornélia, a Subprefeitura disponibiliza atualmente, mais dois PEVs. Um deles está localizado em seu estacionamento, próximo à Praça de Atendimento e o outro, no Clube Escola Lapa - Pelezão desde 2008.

 

Os pontos de entrega foram Implantados por meio de um convênio com a BR + 10, empresa, conveniada com a Prefeitura de São Paulo, que presta assessoria para implantação de pontos de coleta seletiva e gerencia a destinação final destes resíduos sólidos. A coleta nos PEVs é realizada 3 vezes por semana ou sempre que houver necessidade. No PEV do Pelezão, por exemplo, a média de material coletado por mês é de 4 toneladas.

Quem tiver interesse em conhecer melhor o trabalho de uma cooperativa na região da Subprefeitura Lapa, as autorizadas por Limpurb são: Cooperação (11)3836-9043, Cooper Vivabem (11)3833-9022 e Cooperativa Mofarrej (11)3642-0096.