Gestão pública: Ação preventiva colabora na redução do número de SACs

No período de dezembro de 2009 a março de 2010, a Subprefeitura Lapa contabilizava 10.187 SACs (Serviço de Atendimento ao Cidadão) recebidos, com solicitações de serviços, como de tapa-buraco, conservação de guias e sarjetas, poda e remoção de árvores, corte de grama, troca de tampa de bueiro, varrição de vias públicas, entre outros tantos. De dezembro de 2010, a março de 2011, este número baixou para 5.036.

Esta redução ao que tudo indica, está ligada à atuação preventiva. Um exemplo disso é o tapa-buraco. Tema que já foi apontado como um dos principais problemas da região, atualmente figura entre os dados mais positivos nas estatísticas da Subprefeitura Lapa, colocando-a diversas vezes em primeira posição no ranking das Subprefeituras que apresentam melhor desempenho no atendimento destas demandas.

No período referente ao ano de 2010, o tapa-buraco recebeu 1.560 solicitações, enquanto em 2011, o número caiu para 1.067. O destaque da Lapa no quesito tapa-buraco iniciou em agosto do ano passado, mesma época em que a Subprefeitura realizou a operação “Caça-buraco”, tapando os buracos encontrados nas vistorias de rotina, antecipando-se dessa forma, ao período de chuvas (que propicia o aparecimento de novos buracos), diminuindo também o número de SACs para este serviço. O aumento da quantidade de massa asfáltica para mais de 800 toneladas/mês também possibilitou este êxito. O serviço recebe em média, cerca de 20 solicitações diárias.

O tempo médio para o atendimento de demandas, como tapa-buraco, limpeza de bueiro e remoção de entulho de pontos viciados é de 72 horas, já no caso de reforma de galerias de águas pluviais, guias e sarjetas, o prazo é de cerca de uma semana.

A eficiência do trabalho preventivo demonstra-se em números, como por exemplo, no caso da limpeza de bueiros. Foram 19.362, limpezas realizadas pela programação da subprefeitura, contra 220 realizadas a partir das solicitações através de SAC. Para serviços como reformas de guias e sarjetas e tapa-buraco, a diferença entre a execução de rotina e as solicitações dos munícipes pelo canal da prefeitura também se mantiveram significativas.

No verão de 2010, a Supervisão Técnica de Limpeza Pública da Subprefeitura chegou a receber mais de 7.000 SACs, em 2011, este número caiu para cerca de 2.500. Esta diferença reflete principalmente um aumento da produtividade das equipes de conservação de áreas verdes, como, por exemplo, no corte de mato, atingindo quase o dobro da área capinada (a média do período subiu de 170 para 310 mil m²) e também graças a instrumentos que a auxiliam a subprefeitura na conservação destas áreas, como o projeto zeladoria de praças e também o crescente número de termos de cooperação (praças adotadas) na região. Atualmente, são 24 termos vigentes e outros 30 em processo de aprovação.

Embora a conservação das áreas verdes represente ainda um desafio para a Subprefeitura Lapa, que possui número alto de solicitações pendentes para remoção e, sobretudo, para podas, estes serviços também registraram uma redução.

A Subprefeitura também vem desenvolvendo algumas ações com o intuito de resolver a questão das áreas verdes:

- Plano Emergencial de Remoção de Árvores, posta em prática em setembro do ano passado, a medida removeu preventivamente 130 árvores, cujos laudos técnicos apontaram risco de queda (e cujas árvores não estivessem em contato com a fiação elétrica) buscando assim, diminuir os transtornos à população, uma vez que o período de chuvas eleva também o índice de quedas de árvores.

- Programa Identidade Verde – Subprefeitura pioneira na implantação do projeto, com o Piloto Perdizes, iniciou também no ano passado. Sua aplicação possibilitou a execução de 356 podas, 103 remoções, 140 plantios e 230 ampliações de canteiros, só no distrito de Perdizes, onde o projeto começou. No total, mais de 5.000 árvores já foram cadastradas no SISGAU (Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas) e já possuem um “R.G. verde”.

O “Identidade Verde” é um importante instrumento para os técnicos da Unidade de Áreas Verdes, pois consiste em um mapeamento das árvores da região, possibilitando a identificação do seu estado e a aplicação preventiva dos tratamentos necessários.

- Força-tarefa para vistorias de árvores – Sensibilizada com a alta demanda para podas remoções existentes na região - são cerca de 4.000 SACs em aberto -, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras por meio da Assessoria Técnica de Obras e Serviços (A.T.O.S./SMSP), colocou sua equipe de engenheiros agrônomos à disposição da Subprefeitura, uniram-se aos engenheiros da Supervisão Técnica de Limpeza Pública formando assim a força-tarefa para vistorias de árvores. A medida (assim como o Programa Identidade Verde), além de possibilitar ações preventivas, ajuda no desenvolvimento de atuações planejadas e estratégicas para as equipes, melhorando a sua eficiência e produtividade. O trabalho teve início em fevereiro deste ano e a previsão é de que seja encerrado no começo do segundo semestre. Até o momento, já foram vistoriadas 2.185 árvores, desde que o mutirão entrou em ação.

- Mutirões de poda - realizados no início deste ano, em parceria com a Eletropaulo, a iniciativa possibilitou o atendimento às demandas de pedidos de poda de árvores que se encontravam pendentes e que só podiam ser atendidas com a intervenção da concessionária, por estarem em contato com a fiação elétrica.